Movimento 2030 quer falar com o Presidente da Assembleia da República (comunicado)

17 de Novembro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

O Movimento 2030 solicitou uma audiência ao Sr. Presidente da Assembleia da República, no sentido de abordar o tema dos abates rasos no Perímetro Florestal das Dunas de Ovar. Cumpre-nos assim informar, que o nosso pedido foi aceite e está marcada a audiência na Assembleia da República no próximo dia 23 de novembro.

Pretendemos apresentar todo o processo que desenvolvemos até ao dia de hoje, no seguimento do abate massivo da floresta de Ovar. Entendemos deveras necessário informar na audiência todos os procedimentos que foram levados a cabo, bem como todo o conjunto de ações e reuniões de forma a travar este abate e a alterar a forma como tem sido gerido.

Reunimos com o anterior Sr. Ministro do Ambiente e o respetivo Secretário de Estado, com o Presidente e responsáveis do ICNF, fizemos uma participação ao Ministério Público afim de serem esclarecidos determinados procedimentos e lançámos a petição “Salvem o Perímetro Florestal das Dunas de Ovar”, que conta com mais de 19.000 assinaturas.

Desta forma, pretendemos entregar a petição pública que visa parar definitivamente, o abate massivo da nossa floresta, bem como, solicitar a reversão da tutela da mesma para o Município de Ovar.

Temos a pretensão de apresentar também, o nosso projeto PAMO – Perímetro Ambiental do Município de Ovar, onde a floresta é o elo de ligação em toda esta área ambiental composta pela Barrinha de Esmoriz, Parque Ambiental do Buçaquinho, Ria, Reservas Naturais e todas as praias existentes no nosso território.

O Movimento 2030, continua e continuará a defender o nosso património ambiental, nas instâncias nacionais, a fim de fazer sentir a verdadeira necessidade de inverter o caminho até aqui traçado.

Estamos certos que a casa mãe da nossa democracia é, e será sensível, a criar as condições processuais para que o Perímetro Ambiental do Município de Ovar, tenha um Perímetro Florestal digno.


Comunicado do Movimento 2030