Município de Espinho celebrou, no passado dia 16 de junho, o seu 50º aniversário de elevação a cidade
21 de Junho, 2023O Município de Espinho celebrou, no passado dia 16 de junho, o seu 50º aniversário de elevação a cidade
As comemorações desta data histórica tiveram início com o hastear de bandeira nos Paços de Concelho, ao qual se seguiu a Sessão Solene, que este ano se realizou no Largo Dr. José Oliveira Salvador (frente à Câmara Municipal).
A personalidade distinguida nesta sessão solene, foi Elsa Tavares, que recebeu a Medalha de Honra da Cidade e o Título de Cidadã de Espinho. Trata-se da primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Espinho. A ex-autarca, conta com 87 anos de idade e foi presidente da autarquia após a morte de Lito Gomes de Almeida. Professora do ensino básico de formação académica, foi ainda chefe de uma companhia de seguros, tendo enveredado pela política, no idealismo do PPD de Francisco Sá Carneiro.
Durante a cerimónia, foram ainda homenageadas e chamadas ao palco mais de 50 personalidades, desde ex-autarcas, empresários, políticos e figuras bem conhecidas do povo (*). As memórias/declarações destas personalidades a respeito dos últimos 50 anos da cidade de Espinho, podem ser “visitadas” na exposição patente ao longo da Alameda 8, em diversos painéis dispostos pelo passeio junto à ciclovia.
Destaque ainda para o momento musical protagonizado pela Escola Profissional de Música de Espinho, que marcou o início da cerimónia.
Xutos&Pontapés trouxeram mais de 20 mil pessoas à Praça do Mar
A Praça do Mar encheu para assistir ao concerto dos Xutos & Pontapés, do passado dia 16 de junho, um concerto comemorativo do 50º aniversário de elevação de Espinho a cidade.
A mítica banda rock portuguesa foi a cabeça de cartaz deste ano para as comemorações do Dia da Cidade, e contou com os habituais clássicos “A minha casinha”, “Não sou o único” e “Homem do leme” para fazer o público vibrar e cantar em uníssono com a banda.
Os Xutos & Pontapés são uma banda portuguesa com 45 anos de carreira, cheios de sucessos musicais na sua história e, nesta data histórica para o Município de Espinho, com muita pedalada bem ao estilo rock, vieram fazer a festa para mais de 20 mil pessoas na “rainha da Costa Verde”. Este concerto comemorativo terminou em grande com um espetáculo de fogo de artifício a iluminar os céus da cidade.
A música voltou à Praça do Mar no sábado à noite, com um concerto do Coro Genesis-Hymnus, grupo com um repertório variado que cobre géneros, desde o clássico ao pop, passando pelo gospel.
Destaque ainda para a atuação do grupo “O Mar é Nosso”, num concerto de comemorativo do seu 5º aniversário, realizado nas escadas da praia da Baía.
GoingUp Climbing Festival – espírito de festa elevado ao ponto máximo!
Um evento encontro de escalada único e original em Portugal, cujo ponto alto para observação do público, foi o GoingUp Matrix, onde os atletas escalaram a fachada da recentemente renovada Igreja Matriz de Espinho.
Esta iniciativa da organização do Núcleo de Montanha de Espinho consistiu na realização de várias provas de escalada em pontos estratégicos da cidade, em que os atletas iam pontuando até se qualificarem para a prova final – GoingUp Pro. Uma iniciativa que promoveu a modalidade de escalada e elevou o espírito de festa da comunidade espinhense, no fim de semana das comemorações dos 50 anos de elevação de Espinho a cidade.
Concerto de abertura do FIME no Dia da Cidade
David Fray, um pianista que é também maestro da orquestra.
Duas personagens numa pessoa só e como suave e, ao mesmo tempo, potente foi observar a transposição de uma personagem para a outra, entre Rés menores e um Maior, entre Mozart e Bach.
Assim foi a abertura do 49° FIME com a Orquestra Gulbenkian, o pianista David Fray, o violinista Bin Chao e a flautista Cristina Ánchel.
No fim de semana, os Périplos do FIME, pequenos concertos realizados em vários locais da cidade, trazendo a música do seu festival ao público de rua e aproximando ainda mais a música clássica aos espinhenses, fizeram as delícias daqueles que elegeram Espinho como destino de passeio.
Espinho “Waves For All” – a melhor onda do Norte juntou-se à festa dos 50 anos da cidade
Destaque ainda para o Espinho “Waves for All”, um evento dedicado ao surf que durante 3 dias virou atenções para as modalidades de várias provas de Surf, Bodyboard, Longboard e Skimboard, bem como uma componente de formação com aulas de surf e workshops, oferecidos à comunidade pelo município.
O evento “Waves For All” insere-se no projeto Academia Ativa, projeto supramunicipal financiado pelo PRR.
(*)
Lista dos homenageados da cerimónia dos 50 anos de elevação de Espinho a cidade
Pelo seu contributo na vida política, democrática e pelo exercício da cidadania ativa:
- Abel Gonçalves
- Alfredo Rocha
- Américo Castro
- Artur Faustino
- Graça Guedes
- Joaquim Manuel Sousa
- José Mota
- Júlio Silva-Grenha
- Manuela Aguiar
- Rosa Maria Albernaz
Pelo sucesso das suas carreiras desportivas, levando o nome de Espinho mais longe:
- Adriano Mendes
- Ana Catarina Correia
- António Canelas
- António Correia
- Augusto Rachão
- Carlos Padrão
- Francisco Fidalgo
- Luís Resende
- Miguel Maia e João Brenha
- Sílvia Saiote e Ana Simões
- Vitor Hugo
- Vitor Pereira
Pelo contributo na construção de uma comunidade assente nos pilares da Educação e Cultura:
- Ana Maria Vizeu
- Azevedo Brandão
- David Sousa
- Fausto Neves
- Manuel Sancebas
- Maria Emília Correia
- Teixeira Lopes
- Valdemar Martins
- Mário Augusto
Pelo papel que a arte dos seus ofícios teve no crescimento da cidade:
- António Capela
- Américo Loureiro
- António Castro
- Carlos Lêdo Fonseca
- Carlota Teixeira
- Constantino Sousa
- José Cassiano Osório
- Eduardo Barbosa
- Fernanda Amorim
- Isaura Barge
Pelo contributo relevante dos seus ofícios na história do nosso concelho:
- Jorge Lemos
- José Barros
- José Mendes Ferreira
- Manuel Couto
- Manuel Oliveira
- Manuel Violas
- Miguel Lopes
- Nunes da Silva
- Rogério Ramos