Município de Ovar lança “EMERENCIANO”, livro que assinala os 50 anos de uma atividade artística
26 de Fevereiro, 2024Ciclo de iniciativas deu a conhecer a obra do artista plástico ovarense
As comemorações dos 50 anos da atividade artística do ovarense Emerenciano Rodrigues, assinaladas pelo Município de Ovar, culminaram com o lançamento do livro “EMERENCIANO”, editado no âmbito da exposição “Querer Dizer – Emerenciano, 50 anos entre a pintura e a escrita – 1973/74 A 2023/24”. A iniciativa que decorreu no passado sábado, 26 de fevereiro, no Museu Júlio Dinis, encerrou a exposição polinucleada, patente no museu e na Galeria do Centro de Arte de Ovar, que foi o mote de inúmeras iniciativas de mediação cultural para diferentes públicos, tais como, visitas orientadas, oficinas e tertúlias temáticas, muitas das quais contou com a participação do artista plástico.
A publicação reúne parte significativa da obra de Emerenciano que integrou a exposição, assim como marcos do percurso e símbolos de estilo do artista plástico.Uma merecida homenagem de um vareiro que sempre manteve fortes as suas raízes. Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, destaca “o valioso currículo artístico” de Emerenciano, elogiando a sua “visão simbólica e arrojada” que, ao longo dos anos, conseguiu “criar o seu próprio traço artístico, que é reconhecido por todos”, acrescenta.
O autarca fez, ainda, referência ao facto de o Município estar dotado de espaços culturais de excelência, que permitem acolher toda “a diversidade de artes e ofícios e variadas manifestações e expressões culturais” reforçando que estes equipamentos estão sempre de portas aberta para “o talento dos artistas locais e nacionais”.
Artista de dimensão nacional e internacional, Emerenciano protagonizou e integrou dezenas de exposições. A sua obra é marcada por uma aproximação da pintura à escrita, com uma forte ligação natural a Ovar.
O livro ficará brevemente disponível para compra na Biblioteca Municipal de Ovar, Museu Júlio Dinis e Museu Escolar Oliveira Lopes.