Município de Ovar proporciona espetáculo gratuito às escolas
18 de Janeiro, 2024Mais de 600 alunos do concelho assistiram a “El Quijote”, numa aula de espanhol muito especial
Os alunos de espanhol do concelho trocaram a sala de aula pelo Centro de Arte de Ovar e assistiram, gratuitamente, ao espetáculo de teatro “El Quijote”, inspirado no clássico da literatura de Miguel Cervantes, nos dias 16 e 17 de janeiro. Uma iniciativa inserida no Eixo – Programa de Aprendizagem Criativa e de Mediação de Públicos do Município de Ovar, desenvolvida em articulação com os três Agrupamentos de Escolas do Município de Ovar, que quis proporcionar uma oportunidade de aprendizagem divertida e informal aos alunos.
“El Quijote” juntou os companheiros Don Quijote e Sancho Panza numa mão cheia de aventuras, sempre com uma dose de boa disposição. O espetáculo foi apresentado em língua espanhola e, por várias vezes, estimulou a participação da atenta plateia que teve, assim, uma oportunidade para treinar os seus dotes de Espanhol.
“Esta foi uma forma original dos alunos terem contacto com a língua espanhola, mas, também, com um elemento cultural muito importante que é o D. Quijote, uma obra emblemática da literatura espanhola e mundial”, destacou Carla Ramos, professora de Espanhol da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, que acredita que “esta iniciativas vêm enriquecer muito o percurso formativo dos alunos, que valorizam sempre mais tudo o que é fora da sala de aula”. Levar os jovens ao teatro é também uma missão importante, defende a docente, que acredita que é muito importante que “os alunos criem hábitos culturais nestas idades”.
“El Quijote” é uma das muitas propostas que têm sido desenvolvidas pelo EIXO – Programa de Aprendizagem Criativa e de Mediação de Públicos, uma aposta da Câmara Municipal de Ovar que, nas palavras do Vereador da Cultura, Alexandre Rosas, “tem sido um motor importante para aproximar as artes das crianças, jovens, famílias e comunidade educativa”. Como acredita o autarca, para além de concorrer para a formação de novos públicos, este programa tem contribuído, de igual forma, para formar cidadãos comprometidos com o futuro, com mais vivências, com maior capacidade crítica. “Ao longo dos anos, o EIXO tem conseguido proporcionar momentos importantes de educação informal, estimulando a curiosidade e criatividade dos participantes, mas, também, um conjunto de competências sociais e valores importantes, tais como a solidariedade, a empatia e a tolerância”, frisa.
Consulte a agenda do Município Municipal e fique a conhecer todas as propostas culturais do Programa Eixo, para este primeiro trimestre de 2024 em: https://cultura.cm-ovar.pt/pt/menu/3361/agenda-cultural.aspx