Município de Ovar reforça estatuto de “Município Amigo da Juventude”

30 de Maio, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Autarquia recebeu Bandeira e Selo de Município Amigo da Juventude

Depois de, em 2021, ter sido reconhecido como membro fundador da Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, esta sexta-feira, 26 de maio, o Município de Ovar viu reforçado esse estatuto ao receber a bandeira e o selo de «Município Amigo da Juventude», desta vez na Categoria de 3 Estrelas. A distinção foi atribuída pela Federação Nacional das Associações Juvenis, no final do 3º Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, assegurando a manutenção da autarquia na Rede de Municípios Amigos da Juventude.

Para Ruben Ferreira, Vereador da Juventude da Câmara Municipal de Ovar, a distinção é por um lado “um orgulho, porque resulta do reconhecimento do trabalho e empenho da autarquia em promover políticas que beneficiem os jovens” e, por outro, “um estímulo para o Município continuar a ir cada vez mais longe em matéria de Juventude”.

O autarca recordou ainda que “o Município de Ovar tem demonstrado um compromisso enorme com os jovens e tem investido, de bom grado e de forma sustentada, para garantir que eles têm melhores oportunidades para crescerem, evoluírem e desenvolverem o seu potencial”. A título de exemplo, recorda as diversas iniciativas lúdicas e de formação que o Serviço de Juventude promove ao longo do ano, inteiramente gratuitas e a ocorrerem de forma descentralizada pelo território do concelho.

Recorde-se que a bandeira e o selo de Município Amigo da Juventude são atribuídos pelo Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ) aos Municípios como reconhecimento da implementação de políticas e iniciativas de sucesso que atendem às necessidades e aos interesses dos jovens. A avaliação envolveu diversos critérios, entre os quais a existência de Pelouro da Juventude e de Conselho Municipal de Juventude, medidas de apoio ao Associativismo Juvenil e rúbricas do Orçamento Municipal especificamente afetas a projetos de juventude.

No 3º Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, a autarquia de Ovar foi uma das poucas convidadas para apresentar uma boa prática municipal, tendo o Vereador Ruben Ferreira apresentado os projetos «Workshops Jovem, Tu Decides» e «YOLO Academy».