Nápoles conquista 4º campeonato da sua história
24 de Maio, 2025Na última jornada da Série A, num dos campeonatos mais renhidos da Europa, a equipa orientada por Antonio Conte não vacilou e derrotou o Cagliari por 2-0, garantindo ao Nápoles o quarto título de campeão italiano da sua história. O Nápoles é assim o novo vencedor da Serie A, sucedendo ao Inter de Milão, após uma emocionante disputa que durou até à última jornada. A cidade napolitana, conhecida pela sua paixão pelo futebol e pelo legado lendário de Diego Armando Maradona, celebrou em euforia esta conquista, selada com golos de McTominay e Lukaku.
O Inter, por sua vez, fez o que lhe competia e venceu em casa do Como também por 2-0, com golos de De Vrij e Joaquín Correa. Contudo, precisava que o Nápoles perdesse pontos para poder festejar, o que não aconteceu.
De acordo com o jornal ABOLA, depois de dois empates consecutivos, os napolitanos sabiam que uma vitória bastaria para assegurar o título — ou até igualar o resultado do Inter, que jogava à mesma hora. Motivada, a equipa de Conte entrou determinada frente a um Cagliari tranquilo e sem grandes pressões.
Logo aos cinco minutos surgiu a primeira grande ocasião de perigo, com um remate perigoso de Raspadori a passar rente ao poste. O Nápoles mantinha um ritmo elevado e criava várias oportunidades, mas o guarda-redes adversário, Sherri, ia brilhando com intervenções decisivas.
Nas bancadas sentia-se o nervosismo a crescer, ainda mais quando, no outro jogo, o Inter inaugurou o marcador aos 20 minutos, por intermédio de De Vrij — um golo que, naquele momento, colocava os milaneses no topo da classificação.
O Nápoles parecia cada vez mais ansioso e, aos 38 minutos, Spinazzola desperdiçou uma ocasião clara de golo. A equipa fazia quase tudo bem, mas faltava eficácia no momento da finalização.
Contudo, o sofrimento terminou perto do intervalo: o médio internacional escocês McTominay marcou um golo espectacular, que fez explodir de alegria o Estádio Diego Armando Maradona, num ambiente de festa que se alastrava pelas ruas da cidade.
As imagens televisivas mostravam a frustração no banco do Inter, ao verem a vantagem do Nápoles. Em Como, os suplentes dos milaneses assistiam desolados, e o momento ficou ainda mais marcante com a expulsão de Pepe Reina, guarda-redes do Como, que aos 42 anos se despediu do futebol de forma amarga após travar Taremi em falta.
Na segunda parte, o Cagliari entrou melhor, mas o Nápoles manteve-se firme defensivamente. Em Como, a equipa da casa arriscava mais em busca do golo, deixando espaços atrás.
Ao minuto 51, ambas as equipas marcaram: o Inter através de Correa e o Nápoles por Lukaku, que dissipou quaisquer dúvidas quanto ao desfecho do campeonato.
Apesar da tentativa final do Cagliari em reduzir a desvantagem, os napolitanos conseguiram controlar o jogo e o resultado, baixando as linhas e segurando a vantagem. O apito final trouxe consigo a confirmação: o Nápoles era campeão e a festa tomou conta de toda a cidade.
Em termos de palmarés desportivo, esta é a quarta vez que o clube do sul de Itália se sagra campeão (após os títulos de 1987, 1990 e 2023), enquanto Antonio Conte soma o seu quinto scudetto como treinador, tendo já vencido três ao serviço da Juventus e um pelo Inter.
Créditos da Foto: Francesco Pecoraro (citada por Jornal ABola e One Football)
A rubrica “Ronda pelas Grandes Ligas Europeias” terá uma difusão semanal (será publicada uma vez a cada fim de semana), acompanhando em particular as novidades de um jogo das principais ligas europeias.




