Nobel da Paz entregue a activista iraniana

6 de Outubro, 2023 Não Por A Voz de Esmoriz

O Prémio Nobel da Paz de 2023 foi entregue à activista iraniana Narges Mohammadi que luta pelos direitos das mulheres no Irão, as quais têm sido bastante reprimidas pelo regime daquele país nos últimos tempos.

De acordo com a EuroNews, Narges foi uma das mais vozes mais fortes a defender os direitos humanos no Irão, a lutar contra a opressão dirigida às mulheres. A activista encontra-se, contudo, encarcerada na prisão de Evin, no Irão, onde cumpre uma pena de 10 anos por “divulgar propaganda contra o Estado”. Narges demonstrou ainda ser contra a pena de morte e o uso obrigatório da hijab (recorde-se que esta última situação suscitou mesmo a morte polémica de uma jovem de 22 anos – Mahsa Amini – às mãos da Polícia da Moralidade do Irão, acontecimento que motivou vários tumultos no ano passado).

Berit Reiss-Andersen, do Comité Nobel da Paz, declarou: “Ao atribuir-lhe o Prémio Nobel da Paz deste ano, o Comité Nobel Norueguês pretende honrar a sua corajosa luta pelos direitos humanos, pela liberdade e pela democracia no Irão. O Prémio Nobel da Paz deste ano reconhece também as centenas de milhares de pessoas que, no ano passado, se manifestaram contra as políticas de discriminação e opressão do regime teocrático contra as mulheres”.

O Comité Nobel Norueguès apelou ao regime iraniano para que liberte a activista.

Créditos da Imagem: https://www.niacouncil.org/