Nobre Casa de Cidadania volta a homenagear quem torna o mundo melhor

10 de Outubro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

Um pequeno ato de bondade pode fazer a diferença e mudar vidas. É por isso que, pelo oitavo ano, a Nobre Casa de Cidadania volta a homenagear quem torna o mundo melhor. A partir de hoje, estão abertas as candidaturas para a “Atribuição do Título Cidadão Nobre” que tem como objetivo identificar, reconhecer e distinguir cidadãos que tenham praticado Atos Nobres, ao longo do último ano.

Até 30 de novembro, qualquer pessoa que pretenda homenagear um cidadão nacional ou estrangeiro, residente em Portugal, que tenha praticado um Ato Nobre, pode fazê-lo no website da Nobre Casa de Cidadania, em breves minutos. O formulário de candidatura “Proponha um Ato Nobre” deve ser preenchido pelo proponente e aceita atos realizados na vida pessoal, profissional ou cívica, seja uma atividade diária ou pontual.

Iniciada em 2013, a Nobre Casa de Cidadania (NCC) procura promover, sensibilizar e educar para a prática da Cidadania através do exemplo, ao homenagear e divulgar Atos Nobres que sejam da autoria de cidadãos comuns. Como Ato Nobre compreende-se uma ação realizada em benefício de terceiros, ausente de qualquer interesse pessoal, e que reflete o caráter de quem o pratica ao demonstrar integridade, honra e humanidade.

Para Rui Silva, Mentor da NCC, “a Nobre Casa de Cidadania é um projeto que muito nos enche de orgulho a nós e aos nossos parceiros, que estão connosco na missão de homenagear os cidadãos anónimos que praticam atos Nobres e, através desses exemplos, inspiram o espírito de cidadania e entreajuda na sociedade. Após oito anos deste projeto e mais de 85 homenageados, não temos dúvidas de que dar a conhecer e distinguir as histórias de quem faz o bem a pensar nos outros é essencial e necessário.”

À semelhança da edição anterior, este projeto conta com o apoio de parceiros institucionais como a Autoridade Nacional para a Proteção Civil, o Corpo Nacional de Escutas, Direção-Geral da Educação, Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo, Estado-Maior General das Forças Armadas, Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, Fundação para a Ciência e Tecnologia, GRACE, INEM, Liga dos Bombeiros Portugueses e Polícia de Segurança Pública.

A Nobre Casa de Cidadania volta, assim, a abrir as suas portas para continuar a divulgar histórias inspiradoras e a homenagear quem, sem pedir nada em troca, pratica o bem pelo outro, contribuindo para a promoção da Cidadania em Portugal.