“Nós temos procurado chegar a todos os jovens com uma planificação descentralizada” – Rúben Jorge Ferreira

5 de Janeiro, 2021 Não Por A Voz de Esmoriz

Ruben Jorge Ferreira, Vereador da Câmara Municipal de Ovar com os pelouros da Juventude, Empreendedorismo, Tecnologias de Informação e Comunicação, Orçamento Participativo e Modernização Administrativa, esteve presente na rádio Voz de Esmoriz, nesta terça-feira à noite, onde foi o convidado especial do programa “Expresso da Barrinha” conduzido por José Carlos Macedo, Director de Programação da mencionada rádio.

Apesar de reconhecer que o ano de 2020 trouxe muitas adversidades, Rúben Jorge Ferreira admitiu, desde cedo, que o objectivo assentava em abranger toda a juventude, apostando numa planificação ambiciosa e descentralizada para que as iniciativas pudessem chegar a todos os jovens das freguesias do concelho. A pandemia fez com que algumas sessões fossem transmitidas por via online, de forma a salvaguardar a saúde pública dos participantes.

A formação recente do Conselho Municipal da Juventude foi uma das apostas ganhas do actual executivo, o que propiciou sinergias e troca de ideias entre associações juvenis, juventudes partidárias e demais jovens. Rúben Jorge Ferreira refere que a criação desta plataforma veio valorizar os pensamentos, as ideias e os interesses da juventude, algo que nunca antes tinha acontecido no município vareiro. No seu entender, os jovens passaram a ter finalmente uma voz activa.

As questões da habitação e do emprego foram as mais abordadas, e o Gabinete do Vereador da Juventude garante que está em contacto permanente com o IEFP com o intuito de se inteirar das mais diversas situações.

Os talks e workshops realizados pelo Serviço da Juventude da Câmara Municipal de Ovar revelaram uma adesão interessante por parte da malta jovem, facto que motivou o vereador a elogiar o dinamismo e a pró-actividade dos participantes. Os eventos acolheram oradores e especialistas em vários domínios, permitindo aos jovens munirem-se de ferramentas fulcrais de forma a prepararem-se para as entrevistas e a trabalharem em futuros projectos de grupo. Também houve aconselhamento para que seguissem rumos concretos para as suas carreiras académicas/profissionais. Por outro lado, a elaboração de currículos, dicas sobre como arranjar emprego, comunicação, liderança e estratégias de “vender” as suas capacidades/vocações seriam algumas das técnicas que foram afloradas nesses eventos e que visariam favorecer a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

Relativamente ao Orçamento Participativo, o vereador admite eventuais alterações de forma a refinar o projecto elaborado pelo executivo e que já conta com 7 edições. O novo regulamento já foi aprovado por unanimidade por todos os vereadores da autarquia, embora ainda necessite da aceitação em Assembleia Municipal. Uma das mudanças previstas permitirá a aprovação inicial de todas as ideias (desde que cumpram os requisitos mínimos) que seguem posteriormente para a Comissão de Análise, quando antes só 2 projectos por freguesia é que passavam.

Ruben Jorge Ferreira faz um balanço muito positivo do Serviço Municipal da Juventude, embora reconheça que ainda há um caminho a percorrer e muitas metas para alcançar em prol dos mais jovens.