Novas restrições à cultura

24 de Novembro, 2020 0 Por Fátima Rocha

Após a renovação do novo estado de Emergência, o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (Cena-STE), considerou que as novas medidas restritivas pioram a situação dos artistas.

Para o coordenador do Sindicatos dos Trabalhadores do Audiovisual e dos Músicos, Rui Galveias, o facto de os espetáculos não estarem abrangidos nas exceções de circulação em vigor no novo estado de emergência, “piora um bocado a situação dos artistas», perante o «problema de fundo», que «é estrutural», recordando que muitos dos seus trabalhadores na sua grande maioria, encontram-se em situação informal ou a recibos verdes, continuando sem os apoios necessários, que tem vindo a reclamar desde Abril.

Considerado o setor que está numa situação de pobreza extrema, a urgência reside” na tomada de medidas para o presente”, reclamando ainda sob o pagamento das dividas aos artistas no âmbito das medidas para minimizar o impacto da covid-19, no setor da Cultura.

O Governo retificou o decreto do estado de emergência, retirando as deslocações a eventos ou equipamentos culturais da lista de exceções à proibição de circulação nos períodos de recolher obrigatório ao fim de semana e feriados.