Núcleo do Centro da LPCC oferece 10 cadeiras de rodas ao IPO de Coimbra

20 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro surpreendeu, esta quarta-feira (20), o Instituto Português de Oncologia de Coimbra com a oferta de 10 cadeiras de rodas no âmbito da sua ação de humanização na assistência ao doente oncológico em contexto hospitalar. A oferta antecedeu a actuação do Coro ao Centro da LPCC, integrada nas celebrações do Programa de Natal desta unidade hospitalar.

O Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC) conta agora com mais 10 cadeiras de rodas, equipamentos oferecidos, esta quarta-feira (20), pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Centro (LPCC.NRC). A entrega decorreu no átrio principal do IPOC e foi realizada pelos voluntários hospitalares da LPCC no início da actuação do Coro ao Centro, integrada no Programa de Natal da unidade hospitalar.

A iniciativa marca, assim, a continuidade da colaboração entre as duas instituições – decorrente do projeto de cuidados a doentes oncológicos e seus familiares em contexto hospitalar – que prevê a atribuição de equipamentos e materiais no contexto da humanização dos serviços de oncologia, após identificação de necessidades das unidades hospitalares da região Centro.

“Esta doação resulta da identificação de uma necessidade há muito sentida pelos voluntários hospitalares da LPCC.NRC no desenvolvimento da sua atividade no IPOC”, sublinha a secretária-geral da Direção da LPCC.NRC, Dra. Natália Amaral, acrescentando que “através deste gesto simbólico, reforça-se a importância da humanização da assistência ao doente oncológico em contexto hospitalar”.

A doação destas cadeiras de rodas permitirá proporcionar conforto e bem-estar aos doentes durante a sua permanência nas instituições hospitalares, uma ação destacada pela presidente do Conselho de Administração do IPOC, Dra. Margarida Ornelas, após a entrega dos equipamentos: “O trabalho que a Liga faz é extremamente importante, de um valor inestimável para os doentes oncológicos. É uma instituição que nunca perde o foco nos doentes e completa a missão do IPOC”, concluiu. Também o enfermeiro-diretor do IPOC, João Madeira, agradeceu esta ação sublinhando que “é uma mais-valia para os doentes que sublinha a ajuda prestada pela Liga e que já vem de há muitos anos”.

A efetividade da missão a que a LPCC.NRC se propõe, advém, por um lado, da fulcral ação do seu voluntariado – que intervém quer na comunidade, quer na humanização da assistência ao doente oncológico – e, por outro, das contribuições recebidas através de donativos, possibilitando, assim, a aquisição destes equipamentos de apoio ao doente, além de várias outras iniciativas de promoção da saúde e prevenção da doença.

Recorde-se que – desde o passado dia 11 de dezembro e até ao final desta semana – a LPCC.NRC está, também, a distribuir presentes de Natal a doentes oncológicos internados ou a realizar tratamento nas Unidades Hospitalares da região Centro, nomeadamente broinhas, biscoitos, bolo de Ançã, bolo-rei e mantinhas. A Instituição marca a época natalícia, ainda, com a oferta de Cabazes de Natal a 308 doentes oncológicos e suas famílias, previamente referenciados no Programa de Apoio Social material da LPCC.NRC.

Ainda esta semana decorrerá, também, a já habitual entrega de “miminhos de Natal” ao Serviço de Oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra, nomeadamente brinquedos (oferta da comunidade de Estarreja), gorros de lã (oferta de um grupo de pessoas de Quintãs, em Ílhavo) e de alguns BECAS – Bonecos da Esperança, Carinho e do Amor (produzidos pelo Grupo de Voluntariado Comunitário de Pombal da LPCC).