Número de casos diários bate novo recorde
20 de Janeiro, 2021Nesta quarta-feira, foram registados 14.647 novos casos activos, um recorde de infecções diárias nunca antes visto. O número de mortes diárias já ascende aos 200. Ao todo, o número de óbitos no país já supera a fasquia dos 9500, e é provável que até sexta-feira se atinja o número das 10 mil mortes já provocadas pela pandemia da COVID-19.
Estes resultados têm sido acompanhados de uma maior pressão por parte de entidades e individualidades que defendem o encerramento imediato das escolas e o adiamento das eleições presidenciais agendadas para o próximo Domingo.
De acordo com o Jornal Expresso, Portugal é o país do mundo com mais casos por milhão de habitantes e o 2.º em mortes (pior só o Reino Unido).
No concelho de Ovar, o número de casos activos é de 573, registando-se já 69 óbitos neste território.
Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, reconhece que já está a ser aplicada uma “Medicina de Catástrofe”, alegando que os hospitais estão à beira da saturação e da ruptura, com várias ambulâncias à porta das instalações, com os médicos e enfermeiros num desgaste terrífico e já a serem obrigados a tomar decisões muito difíceis.
Não podemos ignorar que cada pessoa que falece tem rosto e família, pelo que é fundamental que todos cumpram as regras da DGS e adoptem uma postura frequente de confinamento. Não podemos continuar na senda da indiferença ou anestesiados perante uma realidade cruel.
Créditos de Imagem: Patrícia de Melo Moreira – AFP – Jornal Sol