Número de Infectados no concelho assume proporções moderadas

30 de Dezembro, 2020 Não Por A Voz de Esmoriz

No capítulo da saúde humana, há boas notícias a dar. O número de casos activos por COVID-19 no concelho de Ovar, e até mesmo no restante país, tem vindo a diminuir, sinal de que o segundo surto está a perder força neste final do ano. Isto de uma forma geral, e exceptuando o facto de hoje se terem registado cerca de 6 mil novos casos no país.

Em relação ao concelho de Ovar, entre Outubro e Novembro, chegamos a ter entre 400-500 casos activos no município, contudo, neste momento, o derradeiro balanço que apuramos relativamente a esta passada terça-feira apontava para 232 casos activos. Em termos de distribuição por freguesia, era esta a realidade em meados de Dezembro: Ovar (101 casos), Esmoriz (34 casos), Arada (18 casos), Válega (23 casos), Maceda (13 casos), Cortegaça (21 casos), São Vicente Pereira (9 casos) e São João (13 casos).

No concelho de Ovar, a pandemia já provocou a morte de 59 cidadãos e mais de 2 mil infectados, embora a maior parte esmagadora das pessoas contagiadas tenha já recuperado.

No entanto, e apesar da chegada das vacinas contra o vírus no decurso do próximo ano, a verdade é que os especialistas prevêem uma terceira “onda” eventualmente em Janeiro. Por isso mesmo, renovamos os conselhos de que os cidadãos utilizem obrigatoriamente as máscaras de protecção e cumpram o distanciamento mínimo de segurança, evitando aglomerados sociais.


Direitos de Imagem: Adriano Miranda in Jornal Público