Número de infectados por COVID-19 aumenta em todas as frentes
10 de Outubro, 2020Os cientistas já não têm dúvidas: estamos a enfrentar uma segunda vaga da pandemia do COVID-19. O número de infectados tem aumentado bastante nas últimas semanas.
Desde o início do surto, já foram infectadas 37 milhões de pessoas, registando-se mais de um milhão de mortos em todo o mundo. Os países que apresentam estatísticas mais preocupantes são: os Estados Unidos (mais de 7 milhões infectados; cerca de 213 mil mortos), a Índia (perto de 7 milhões infectados; 107 mil mortos) e o Brasil (cerca de 5 milhões infectados; 149 mil mortos).
Na Europa, os piores números verificam-se no Reino Unido (mais de 500 mil infectados desde o aparecimento da pandemia; 42 mil mortos), na Itália (343 mil casos; 36 mil mortos), na Espanha (861 mil casos; perto de 33 mil mortos) e na França (702 mil casos; 32 mil mortos).
Em Portugal, as estatísticas ainda não são tão preocupantes, mas os últimos balanços diários já excedem os mil casos por dia (só hoje, foram 1646 novos registos de infecção, um recorde estatístico diário) . Neste momento, e desde o início do surto no nosso país, já foram contagiadas 85 574 pessoas, havendo a registar 2067 mortes, de acordo com a derradeira estatística deste sábado.
No concelho de Ovar, os números de infectados também têm vindo a aumentar. Neste sábado, apuramos que existem 61 casos activos, distribuídos desta forma: Ovar (27), Esmoriz (17), Cortegaça (9), São João (3), Maceda (3), Válega (1) e Arada (1).
A Direcção Geral da Saúde tem vindo a apelar aos cidadãos para que cumpram o distanciamento de segurança, recorram ao uso frequente de máscaras e evitem ajuntamentos sociais.
Nesta passada quinta-feira, a Comissão Europeia assinou um contrato com a “Johnson & Johnson” para a compra de 400 milhões de doses da vacina que a farmacêutica está a desenvolver. No entanto, a sua eficácia ainda será estudada e testada. A tão aguardada vacina contra o vírus poderá chegar em 2021 ou até mesmo apenas em 2022.