Números da COVID-19 voltam a agravar-se e António Costa admite novo confinamento geral

8 de Janeiro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

O mês de Janeiro promete não oferecer tréguas, mesmo quando a vacina contra a COVID-19 começa a ser aplicada em grupos prioritários de cidadãos. Para muitos especialistas, o aumento de casos prende-se com a tendência de aglomeração social durante a época festiva natalícia de 2020 e que agora se repercute no aumento generalizado de infecções.

Nos últimos dias, Portugal tem vindo a registar cerca de 10 mil casos diários, cenário que já está a provocar a saturação de algumas unidades hospitalares. De acordo com a DGS, os internamentos têm aumentado consecutivamente nos últimos 5/6 dias. Portugal contabiliza actualmente 87.004 casos activos e já lamentou a morte de 7472 cidadãos por COVID-19 desde o surgimento desta pandemia em território nacional.

Caso a situação permaneça incontrolável, o primeiro-ministro António Costa admite voltar a um confinamento geral à semelhança do que ocorrera em Março, medida que poderá ser já aplicada na próxima semana.

No concelho de Ovar, o aumento do número de casos voltou igualmente a ser uma realidade após um abrandamento em Dezembro. Por isso, a realidade local acompanha a conjuntura nacional. Neste momento, existem 377 casos activos no município distribuídos assim pelas seguintes freguesias: Ovar (122), Válega (80), Esmoriz (71), Arada (32), São Vicente Pereira (25), São João de Ovar (23), Cortegaça (18) e Maceda (6). Até hoje, já pereceram 61 cidadãos deste concelho devido à COVID-19.

Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, já apelou a todos os cidadãos para que não se esqueçam de usar sempre a máscara e de respeitar o distanciamento social.

Imagem de Destaque: Sul Informação