“O Dia da Juventude é uma grande conquista!” – Liliana Resende
12 de Agosto, 2021A convite da Câmara Municipal de Ovar, Liliana Resende também esteve presente na Rádio Voz de Esmoriz, com o intuito de abordar o Dia Internacional da Juventude celebrado a 12 de Agosto. É atleta de canoagem há 14 anos, representando as cores do Clube de Canoagem de Ovar e tendo já representado a selecção nacional.
Questionada sobre se as suas ideias têm sido ou não atendidas na área política por ser ainda jovem, Liliana começou por afirmar que sempre foi ouvida dentro da estrutura do Bloco de Esquerda de Ovar, não havendo qualquer discriminação por ser jovem. Aliás, refere que o partido dedica muita da sua atenção às causas da juventude, dando visibilidade às suas reivindicações.
No seu entender, o Dia Internacional da Juventude é uma grande conquista porque os jovens serão os adultos de amanhã, e que a juventude deve ser ouvida e fazer inclusivamente parte do planeamento social do futuro.
Defende que Ovar é uma cidade com muito potencial e com boa qualidade de vida, mas que, ao nível do emprego, muita gente é obrigada a procurar trabalho estável noutras cidades e concelhos. Refere que também não é fácil comprar ou arrendar casa na cidade vareira, reconhecendo que o direito dos jovens à habitação acessível é hoje um sério problema.
Por outro lado, Liliana Resende lamenta que a juventude esteja, em grande parte, desligada das questões políticas. Alega que, no meio de tantas disciplinas do ensino escolar, poderia haver uma formação ou instrução básica junto dos mais novos, de forma a saberem como funciona o sector e a estrutura orgânica da política e administração do país. Admite que é necessária uma maior aproximação do Estado perante os jovens, adoptando medidas que favoreçam os seus almejos.
No panorama do ambiente, defende que todos os cidadãos, sejam jovens ou adultos, devem caminhar no sentido da sustentabilidade, e que uma vez mais, as escolas e as acções de sensibilização são fundamentais para inculcar boas práticas de respeito pela conservação e equilíbrio da natureza.
Relativamente a Ovar, considera que a cidade oferece muito em termos de Carnaval, mas que deveria alargar o leque de oferta de potencialidades e que poderia dinamizar ainda mais a cultura com mais concertos musicais de jovens artistas e grupos que são oriundos do concelho ou da região. Propõe também uma maior valorização do património (cita o caso do azulejo) e do vector turístico, a partir da dinamização das praias que, nesta altura, atraem muita juventude.
Créditos da Imagem: Câmara Municipal de Ovar (Página: Ovar Jovem).