O Ninho da Mariazinha ajuda cerca de 100 famílias

22 de Setembro, 2024 Não Por A Voz de Esmoriz

Na qualidade de dirigentes da associação “O Ninho da Mariazinha”, Tirza Santos (coordenadora da sede de Coimbra) e Soraia Vaz Osório (representante da delegação de Ovar) foram entrevistadas na rádio Voz de Esmoriz, em finais do mês de Agosto, abordando a missão social deste projecto. A Associação foi fundada em 1999 e tem raízes em Coimbra, apesar de já ter aberto uma delegação em Ovar. Conta com cerca de 150 voluntários, incluindo os que já trabalham nas delegações. Actualmente auxiliam 100 famílias, totalizando cerca de 300 pessoas.

A Associação confecciona e distribui centenas de refeições quentes por cada mês e participa em campanhas de angariação de produtos alimentares em estabelecimentos comerciais, primando pelos valores da solidariedade, fraternidade, amor, tolerância, responsabilidade e não-julgamento, os quais devem ser intrínsecos aos seus voluntários. Além disso, a associação disponibiliza serviços de ordem psicológica/médica (promovendo a autoconfiança de quem mais necessita), também voluntários. Reconhecem que também ajudam imigrantes (brasileiros, africanos, nepaleses) que chegam ao nosso país a necessitar urgentemente de apoio.

Ao nível das campanhas de angariação de produtos alimentares (realizadas em hipermercados), referem que é importante as pessoas doarem produtos enlatados, mercearia, bens de higiene, leite, arroz, massas (embora não caindo no exagero de só doarem arroz e massas, alertando que as pessoas também precisam de proteína), etc.

Por outro lado, referem que as pessoas ajudadas têm variado até porque o seu objectivo incide em que os beneficiários consigam alcançar a sua própria independência ou auto-suficiência.  Ao nível dos objectivos para o futuro, a Associação “O Ninho da Mariazinha” pretende aumentar o número de voluntários que estejam comprometidos com o projecto.