O Projeto Primário e as suas dimensões Artísticas

20 de Maio, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Para os alunos de Animação Sociocultural da Escola Secundária Coelho e Castro abriu-se uma grande porta profissional através deste inesquecível projeto.

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira deu origem a um Novo Universo Artístico, mais conhecido como Projeto PRIMÁRIO.

Desde 20/02/2020, a sua data de criação, os alunos do Agrupamento de Escolas Coelho e Castro Fiães de Animação Sociocultural, nomeadamente os alunos do 11ºano têm vindo a desfrutar das várias dimensões deste projeto. Durante este ano letivo, participaram em memoráveis oficinas, tais como: Laboratório de Caracterização e fotografia, com os excelentes mediadores: Joana da Silva e Guilherme Henriques e o Laboratório de Interpretação e Acting pelo grande profissional Daniel Padrão.
No Laboratório de Caratcerização e Fotografia, esta turma aprendeu as várias técnicas de efeitos de terror no âmbito do Halloween, onde através da criatividade e dedicação dos alunos, cada um criou uma personagem para si mesmos, completando o “cenário” e a mensagem que gostariam de passar através das múltiplas ferramentas profissionais de fotografia que aprenderam. O que lhes foi muito útil toda a experiência que aqui adquiriram.
Este projecto culminou com uma apresentação através de uma instalação, onde foram projectadas as fotos que surgiram desta oficina, no antigo tribunal de Santa Maria da Feira.
Para finalizar este inesquecível ano letivo, os alunos tiveram também a oportunidade de serem escolhidos para o Laboratório de Interpretação e Acting, onde se mantiveram sempre extremamente empenhados com cada exercício proposto pelo mediador, aceitando todos os desafios com um sorriso no rosto. Exceto quando infelizmente chegou o último momento desta fantástica oficina, quando os alunos sentiram que apenas as suas pernas caminhavam em direção à porta, mas os seus corações foi impossível saírem daquele local.
Toda esta turma de Animação Sociocultural sente-se extremamente feliz por estas oficinas, por todos os momentos maravilhosos, por todas as situações em que se desafiaram a eles próprios e no final sentiram-se orgulhosos por todo o trabalho desenvolvido.
Maravilhados com estas experiências, aguardam ansiosamente por mais momentos e projetos como estes.

Texto enviado por Sofia Barros
Aluna 2AS
Agrupamento de Escolas Coelho e Castro

Créditos da Imagem (Meramente Exemplificativa): Correio da Feira (Tiago Morgado)