Operação terrestre expande-se em Gaza

28 de Outubro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

Ainda não é certo afirmar que já principiou a invasão terrestre na Faixa de Gaza por parte das forças israelitas, mas os bombardeamentos aéreos e as incursões no Norte da região pressagiam que a campanha deverá iniciar-se muito em breve, talvez no decurso dos próximos dias.

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu reconhece que “a guerra dentro de Gaza será longa (…) é a nossa segunda guerra da independência, nós vamos salvar a nossa nação”, aludindo que “a segunda fase da guerra já começou”.

Muitos líderes internacionais temem uma escalada regional do conflito com o Irão e o Hezbollah (Líbano) a prometerem consequências, caso Israel avance mesmo para essa operação militar complexa.

Por outro lado, a ajuda humanitária a entrar em Gaza é insuficiente. Devido aos bombardeamentos e à ausência de internet, as organizações internacionais já não conseguem estar em contacto com as equipas do terreno. As Nações Unidas referem mesmo que a situação no terreno é catastrófica e aprovam mesmo uma resolução para garantir uma trégua humanitária imediata para que o povo palestiniano possa ser acudido com alimentos e medicamentos, contudo a mesma poderá não ser acatada por Telavive.

Não nos podemos esquecer igualmente do drama dos mais de 200 reféns israelitas que estarão sequestrados pelo Hamas e por outros grupos radicais islâmicos que operam na Faixa de Gaza.

Créditos da Imagem: Dan Kitwood/Getty Images