Os campeões do Mundo
4 de Outubro, 2021A Seleção portuguesa de futsal sagrou-se, pela primeira vez, campeã do Mundo ao bater a Argentina (vencedora em 2016) por 2-1, juntando este título à conquista do Europeu em 2018.
A equipa das quinas conseguiu deter a vantagem por dois golos, graças ao bis de Pany Varela, aos 15 e 18 minutos, mas a seleção argentina, que defendia o titulo conquistado em 2016, reduziu, aos 28 minutos, mantendo a incerteza até ao fim.
O coração português não parava de bater, com a Argentina a arriscar tudo até ao fim, com Portugal a manter os níveis de concentração, união e qualidade, para tapar todos os caminhos para a baliza das quinas, ainda com Rescia aos 40 minutos atirar ao poste, e a ditar o termino do jogo, com a seleção nacional portuguesa a conquistar o titulo de campeã do Mundo.
Portugal não só dançou o tango, como fez a festa no final, naquele que será o ultimo jogo de Ricardinho com as quinas ao peito, com 187 jogos, um titulo mundial, e um trofeu europeu, o capitão da seleção nacional, foi eleito o melhor jogador do Mundial.
Jorge Braz, o treinador com mais jogos a comandar a seleção principal de futsal, após um titulo europeu, disse ser ” o homem mais feliz do mundo”.
“O Objetivo da medalha foi pouco para nós, queríamos a Taça. Somos 17 fantásticos e queria dedicar este título a todos os portugueses e a todos os jogadores. Dissemos que daríamos a vida pelo país. Sou o homem mais feliz do mundo neste momento, com uma equipa destas. Foi mais do que merecido”.
Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina.