“Os pais podem ter um papel preponderante em exigir um melhor ensino para os jovens” – Sílvio Graça

13 de Abril, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

Sílvio Correia Graça, Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz, foi o grande convidado do Programa “Expresso da Barrinha” que foi difundido na Rádio Voz de Esmoriz, no decurso da noite desta terça-feira.

O entrevistado começou por reconhecer que o grande “calcanhar de Aquiles” é o estado degradante da escola que necessita de requalificação urgente. Admite que os alunos têm hoje condições físicas medíocres de aprendizagem, embora reconheça que os professores e os funcionários têm dado o melhor de si para dar a volta à situação.

Relembra um simulacro feito recentemente pelos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, do qual surgiu um relatório que confirmou a ausência de segurança no parque escolar. Lamenta que o assunto esteja a ser “empurrado com a barriga”, apesar de algumas iniciativas já feitas, nomeadamente a realização de um cordão humano, de forma a chamar a atenção dos governantes para o assunto. Relembra que o tema também já chegou directamente à Assembleia da República, mas não tem havido ainda desenvolvimentos práticos. Sílvio não entende porque é que há escolas requalificadas no Distrito de Aveiro, enquanto que a Escola Secundária de Esmoriz continua a ser esquecida.

Enquanto Presidente da Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz, Sílvio defende que os Encarregados de Educação deveriam poder avaliar os professores, contudo deixa bem claro que os professores da Escola Secundária de Esmoriz fizeram um tremendo esforço para dar as aulas online e tentar, dessa forma, manter os alunos motivados.

O entrevistado critica o facto de hoje se olhar demasiado para os números (as classificações obtidas na pauta final) em vez de se valorar devidamente a aprendizagem do aluno. Lamenta que actualmente se facilite a transição gradual dos alunos até ao 9º ano visto que, no seu entender, o Ministério da Educação só está focado nas estatísticas, enquanto os estudantes mais empenhados não se sentem tão motivados visto que basta alcançarem as classificações mínimas necessárias para passarem de ano. Salienta que, devido a essa forma de gerir o ensino, muitos alunos chegam aos 10º ano sem bases consolidadas porque não houve uma exigência superior durante o seu percurso, e por isso, estamos inconscientemente a “premiar a incompetência”.

Admite que a Associação de Pais da Escola Secundária de Esmoriz tem um papel limitado (porque não tem poder para decidir sobre os grandes desafios), mas assume-se como uma associação construtiva na senda de proporcionar uma melhor escola para todos os jovens, alicerçando-se no princípio de que a aprendizagem não se pode basear em números, mas na assimilação inequívoca dos conhecimentos leccionados pelos professores.