
“Os temas são todos feitos a partir de coisas que gostava que acontecessem, de coisas verídicas ou até de coisas imaginadas. A crítica tem sido muito positiva” – Rui Porto
1 de Março, 2025Em meados de Fevereiro, tivemos no programa “Ritmo Informativo” um convidado especial – o músico nacional Rui Porto. O cantor natural de Paços de Ferreira tem vindo a crescer no universo artístico, alcançando um reconhecimento gradual do público.
Rui Porto já conta com várias participações televisivas, nomeadamente na RTP. Já animou infindáveis festas nas regiões Norte e Centro, e conta com digressões no estrangeiro, regressando recentemente de uma tournée por Lyon (França).
Na entrevista recorda que o “bichinho da música” começou, desde muito cedo, quando acompanhava a sua mãe nas idas à Igreja, onde ela cantava num grupo coral. Relembra que o primeiro espectáculo que deu foi aquando da sua primeira comunhão, onde cantou um salmo a pedido da maestrina do Grupo Coral. Relatou-nos que depois aprendeu a instrumentalizar a viola, fazendo evoluir os seus conhecimentos musicais. Reconheceu igualmente o apoio da família ao longo de toda a sua carreira profissional.
Rui Porto mencionou que, a partir dos 18 anos, integrou a banda/dupla “Duo Idade Média” que animou casamentos e baptizados, alcançando popularidade na Zona Norte. Em breve, a banda chegaria às salas de dança, onde fez furor. Ali chegou a receber os elogios de outros artistas portugueses que o incentivaram a apostar numa carreira a solo. Falou com o seu colega de dupla que compreendeu perfeitamente a situação, e Rui Porto seguiu o seu próprio projecto.
Recorda que começou a apostar na carreira a solo, numa altura, em que surge a pandemia do COVID que obrigou a fechar tudo. No entanto, frisa que conseguiu, aproveitar a época do confinamento, para trabalhar os originais em casa, antes de publicá-los. Diz que, em ano e meio, conseguiu criar mais de 30 temas originais.
Em termos musicais, contou-nos que gosta de cantar à maneira antiga, frisando que as melodias são trabalhadas a partir de vivências, coisas verídicas ou situações que queria que viessem a acontecer, embora possam existir temas imaginados/inventados. Salienta que, em cima do palco, dá sempre o melhor de si, e explicou-nos também a razão de algumas das suas canções. O seu tema “Quero Ser” remete-nos para a necessidade de cada um ser a referência ou a luz que norteia o caminho das restantes pessoas. A melodia “Ela Vem”, produzido por Jorge do Carmo e cantado por Rui Porto, foi inspirado na história de um enlace romântico de um casal de namorados. Já a sua música “Voltar Atrás” é uma viagem nostálgica, repleto de saudade, às alegrias da infância e da juventude.
Elogiou ainda a camaradagem, a amizade genuína e o talento de todos os elementos da sua banda, querendo continuar com eles, mesmo que venha a atingir o topo.
Rui Porto tem actuado igualmente junto das comunidades portugueses no estrangeiro, nomeadamente na França, Suíça, Bélgica ou Alemanha. Elogia a recepção fantástica dos emigrantes, os quais aclamam os músicos portugueses. Frisa que quando chegou à França, os emigrantes já sabiam de cor a sua música mais recente “Ela Vem”, acompanhando assim cada letra do seu concerto.
No panorama televisivo, um dos pontos mais altos foi a participação no programa “Estrelas ao Sábado” (RTP), recordando os elogios de António Sala e Mónica Sintra, os quais reconheceram que Rui Porto e a sua banda estavam ao nível dos melhores do país. Esteve também no “Preço Certo” (RTP) e no “Domingão” na SIC. Admite que as televisões são fundamentais para promover os bons trabalhos dos músicos portugueses.
Rui Porto quer continuar a evoluir e sonha chegar ao topo da música portuguesa, embora reconheça que há sempre muito trabalho, e a necessidade de autocrítica, para encetar esse caminho. Refere que não vive apenas da música, e que tem ainda muito tempo pela frente, acreditando que poderá lá chegar no futuro.
Ao longo do programa, foram difundidas as seguintes músicas do cantor: “Quero Ser”, “Voltar Atrás”, “Ela Vem” e “Il Mondo” (este último, inspirado em Jimmy Fontana).
Seguem-se agora duas músicas de Rui Porto presentes na plataforma do Youtube.