
Ovar associa-se às Jornadas Europeias do Património com três atividades que celebram Júlio Dinis
22 de Setembro, 2023A Câmara Municipal de Ovar associa-se às Jornadas Europeias do Património, este ano subordinadas ao tema Património Vivo. A autarquia pretende, assim, divulgar práticas, lugares e objetos que hoje fazem parte do património cultural de Ovar, avivando tradições e transmitindo memórias e costumes de geração em geração, mantendo-os bem vivos. São três as iniciativas que terão lugar no concelho, todas elas são gratuitas, decorrem hoje, 22 de setembro, e têm como figura central Júlio Dinis, numa altura em que se assinala os 160 anos da sua chegada a Ovar.
As comorações arrancam no Museu Júlio Dinis que abre as portas para duas exibições do filme “As Pupilas de Sr. Reitor”, às 10h30 e 16h30. Uma adaptação cinematográfica de Leitão de Barros, da emblemática obra de Júlio Dinis, que traduz a vida rural portuguesa da época.
Logo a seguir, às 18h00, destaque para a apresentação do livro “Leitão de Barros, a Biografia Roubada”. Editado pela Bizâncio, é o resultado de sete anos de pesquisa e trabalho das autoras Joana Leitão de Barros e Ana Mantero, netas do realizador. As autoras basearam-se em documentação inédita que esteve vários anos guardada em caixas numa arrecadação. O livro recebeu o Prémio Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema.
As comemorações terminam na Praça da República, às 21h30, com a recriação de uma desfolhada. Numa tentativa de recriar os “tempos idos” que Júlio Dinis testemunhou em Ovar, no final do verão de 1863, e descreveu na sua obra As Pupilas do Senhor Reitor, vão procurar-se as espigas de “milho rei”. Assim, seguindo a sabedoria popular, pretende-se transmitir, num formato contemporâneo, a troca de uma importante vivência, convidando à participação do público. A iniciativa conta com o apoio do Grupo Folclórico “Os Moliceiros de Ovar”.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia e realizam-se de 22 a 24 de setembro com milhares de atividades, um pouco por todo o continente. Em Portugal são promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural, contando com mais de 500 iniciativas de Norte a Sul do país.