Ovar celebrou o Dia do Município de olhos postos no futuro e com políticas centradas nas pessoas e no território

26 de Julho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

“Ovar é hoje um concelho mais inclusivo, amigo das pessoas e do ambiente”, destaca Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar

O Dia do Município de Ovar assinalou-se, ontem, 25 de julho. Um dia de celebração da identidade local que contou com homenagens, consignação de empreitadas, apresentação de conceitos de valorização de vários espaços e momentos culturais.

Na sessão solene evocativa que decorreu no Centro de Arte de Ovar, Domingos Silva, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, apresentou a estratégia global “dirigida às pessoas e ao território” que tem norteado os destinos da autarquia, tendo como premissa “uma ação dialogante e de proximidade com todos” e que se tem materializado na “capacidade de atrair oportunidades de investimento” e construir “um concelho mais inclusivo, amigo das pessoas e do ambiente e a que todos têm orgulho de chamar de casa”.

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar sublinhou o investimento em diversos projetos e obras que decorrem em todo o município e destacou o trabalho que a autarquia tem desenvolvido em diversas áreas. Na habitação, em que o Município de Ovar tem sido uma referência nacional na execução da Estratégia Local de Habitação; na educação, com a renovação do parque escolar; na área social, com a definição de políticas diretas de apoio a famílias vulneráveis e seniores; na cultura, com uma programação eclética, assente nas tradições genuínas e na identidade vareira; no ambiente, área em que o Município de Ovar está na vanguarda na recolha e tratamento de biorresíduos. O Presidente da Câmara Municipal de Ovar não esqueceu, ainda, os selos “autarquia familiarmente responsável” e “autarquia amiga da juventude”, que certificam o trabalho desenvolvido nestas áreas.

A sessão solene fica também marcada pela atribuição de 14 medalhas municipais. “Todos os homenageados personificam o nosso ser vareiro, tão único e especial”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, agradecendo “o tempo que todos emprestam ao bem coletivo” e o “contributo relevante que prestaram ao povo e concelho de Ovar”. 

Fernando Raimundo Rodrigues (Medalha de Ouro do Município – a título póstumo); Manuel Ramos Costa (Medalha de Mérito Municipal Ouro – a título póstumo); António Saramago, Manuel Ramos, Manuel de Pinho Graça, Joaquina Flores, Pompílio Souto, Francisco Xavier Ferreira de Sousa e Luís Ferreira de Matos (Medalhas de Mérito Municipal Prata); Leandro Ribeiro, João Gomes, Tanoaria Josafer, Companhas “Jovem” e “Buçaquinho” (Medalhas de Mérito Municipal Cobre) foram as personalidades e entidades agraciadas.

A Sessão Solene evocativa do Dia do Município assinalou, ainda, o 40º aniversário da elevação de Ovar a Cidade. No seu discurso, Domingos Silva deixou, ainda, uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido por todas as coletividades e empresas do concelho.


Praça Cineteatro: Auditório ao ar livre quer ser palco de excelência para acolher diversas dinâmicas culturais

As Comemorações do Dia do Município contaram também com a apresentação do conceito inicial da Praça Cineteatro. Como adiantou o Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Domingos Silva, com objetivo de “preservar a história e a memória do povo e no caminho da modernidade prestar o tributo à cultura e às artes”, será “construído um grande auditório, o maior do concelho, mas a céu aberto e em harmonia com o meio ambiente, num local central e acessível a todos, em que o teatro, o cinema, a dança e outras artes sejam vivenciados de forma abrangente e evolutiva”.

Recorde-se que, desde 2016, do antigo Cineteatro de Ovar resta cerca de um terço do edificado, fruto do abandono que sofreu e que conduziu à aquisição pelo Município de Ovar que rapidamente tomou medidas para garantir a segurança de pessoas e bens.

As comemorações do Dia do Município contaram ainda com a consignação das empreitadas “Prolongamento da Rua Jorge Barradas – Ovar” e “Centro Escutista do Buçaquinho – Cortegaça”, assim como com a assinatura de um contrato de comodato do edifício Olaria com a CENÁRIO – Centro Náutico da Ria de Ovar. Dos vários momentos culturais que integraram o programa, destaque para a inauguração da exposição “Manuel Ramos Costa, Vida e Obra” e do concerto de Milhanas, no âmbito do Festival do Pão de Ló de Ovar. As comemorações encerram no sábado, 27 de julho, com a estreia do espetáculo de dança ‘desen’Canto”, no Largo do Tribunal de Ovar, às 22h00. Assinado pela Fora da Caixa Companhia de Dança | ACR Valdágua este projeto é uma encomenda da autarquia que, à semelhança de anos anteriores e com o objetivo de estimular a criação artística e exortar a alma vareira, desafiou um agente local a desenvolver um projeto artístico tendo como ponto de partida a identidade do concelho.