Padre Manuel Pires Bastos falece e deixa Ovar de luto

8 de Novembro, 2020 0 Por A Voz de Esmoriz

Manuel Pires Bastos, Pároco de São Cristóvão de Ovar, faleceu hoje com 85 anos de idade. O sacerdote estava internado no Hospital de São Sebastião (Santa Maria da Feira) acabando por perecer de COVID-19 (ou de pneumonia; apesar de ter testado positivo para o vírus, a verdade é que apresentava sintomas associados à patologia anterior).

Manuel Pires Bastos estava internado desde o dia 28 de Outubro, e não obstante algumas melhorias iniciais, o seu estado de saúde agravou-se irremediavelmente nos últimos dias, acabando mesmo por falecer.

Oriundo de Loureiro (concelho de Oliveira de Azeméis), Manuel Pires Bastos foi, durante a sua carreira eclesiástica, coadjutor da Paróquia de Santo Tirso, assistente diocesano adjunto da Juventude Operária Católica, pároco de Macinhata da Seixa e, por fim, pároco de São Cristóvão de Ovar (onde exercia funções desde 1975).

Interessado desde muito novo pelo jornalismo, escreveu centenas de artigos em diversos jornais, tendo sido chefe de redacção do “Correio de Azeméis”, director do jornal quinzenário “João Semana” e ainda foi um dos fundadores da rádio Antena Vareira.

Muitas individualidades do concelho têm vindo a apresentar as suas condolências, destacando a sua “humanidade” e o seu “legado” em prol de Ovar.

Manuel Pires Bastos era pároco de Ovar desde 1975.


Imagem de Destaque do Artigo: Paróquia de Ovar (Fernando Pinto) – Na foto, o Pároco é o primeiro sentado à esquerda (na perspectiva do leitor)