“Palheiro Novo” nasceu para evocar tradições antigas

17 de Setembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O projecto de construcção do “Palheiro Novo” é assinado pelo arquitecto Pedro Henrique e foi implementado na Praia de Esmoriz, aliando a visão moderna com o espírito da tradição. Na verdade, trata-se de uma homenagem, embora com um retoque contemporâneo, às antigas casas de madeira dos pescadores – os célebres palheiros.

O Palheiro Novo procura imitar o formato tradicional das antigas habitações piscatórias, mas inclui as seguintes características: o exterior é feito de betão (resistente à acção do mar) mas ainda é ritmado de madeira, o interior conta com divisões pavimentadas com laje, há uma escada de aço a ligar o rés-do-chão ao primeiro andar, dispõe ainda de quatro portas no interior, de duas casas de banho (uma pequena), um quarto e uma zona social, evitando-se aqui o desperdício em halls ou corredores, atendendo à dimensão limitada deste tipo de habitações.

Ao P3 (Jornal Público), o arquitecto Pedro Henrique confidenciou que este é um “acto provocatório” que pretende alertar para a decadência de um património que, no seu entender, “tem sido brutalizado” nos últimos anos.

Crédito da Foto: Ivo Tavares/P3 (Jornal Público)