Paróquia de Esmoriz abraça símbolos da Jornada Mundial de Juventude

4 de Outubro, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

A Paróquia de Esmoriz acolheu, nesta passada segunda-feira, os Símbolos da Jornada Mundial de Juventude (2023 – Lisboa) que andam a percorrer o país, incluindo paróquias, escolas, hospitais, etc.

Ao início da tarde, os referidos artefactos religiosos estiveram a ser contemplados pelos estudantes na Escola Secundária de Esmoriz.

No final da tarde, a veneração de jovens e adultos decorreu no adro e escadaria à frente da Igreja Matriz de Esmoriz. Entre 150 a 200 fiéis contemplaram ali a Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da Jornada Mundial da Juventude que já atravessaram vários cantos do país que irá albergar a futura edição de 2023, onde se espera a presença do Sumo Pontífice.

A cerimónia foi supervisionada pelo Pároco de Esmoriz, Manuel Mendes. Sob o lema “até Maria se levantou depressa”, o sacerdote frisou a necessidade de se estabelecer um caminho de luz, onde os jovens devem estar integrados na construção de um mundo melhor, no plano espiritual e físico, acudindo ao chamamento e ao espírito da sinodalidade.

Muitos crentes, jovens e adultos, prestaram em fila a sua adoração aos símbolos, ajoelhando-se e benzendo-se perante eles, fazendo-se ainda acompanhar por velas. Houve quem tirasse fotografias individuais ou em grupo junto dos referidos símbolos, assinalando este momento inédito na Paróquia.

Cantou-se, no final, o Hino da Jornada Mundial da Juventude.

O Comité Organizador Paroquial de Esmoriz está a planear a caminhada de arranque para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.