Paróquia de Esmoriz estreia “Conversa do Abade” com a presença do cardeal D. António Marto

28 de Setembro, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

A Paróquia de Santa Maria de Esmoriz estreou a nova iniciativa denominada a “Conversa do Abade” que incide sobre a formação e os diálogos da fé na actualidade. O Padre Manuel Mendes, responsável pela criação da rubrica que se realizará três vezes por ano, contou logo com um grande convidado na primeira sessão – o cardeal D. António Marto. A iniciativa decorreria na Igreja de Gondesende, nesta passada segunda-feira à noite.

Logo no início da sua intervenção, D. António Marto recordou que, antes de ser bispo ou cardeal, continua a ser “um irmão de fé”, estando ao serviço do povo de Deus. Salienta que tem existido uma tendência de actualização da Igreja, mas que não é o Evangelho que muda, porque na verdade o que muda são as pessoas, os tempos, os métodos e a linguagem. Enalteceu, por exemplo, o papel do Papa João XXIII (pontificado entre 1958-1963) que, mesmo sendo já algo idoso quando assumiu a liderança da Igreja, empreendeu reformas bastante importantes, fazendo com que a Igreja estreitasse os contactos com a sociedade moderna, abraçando assim um processo gradual de renovação.

Relembra que há algum cansaço e incerteza na vida cultural ocidental e que hoje subsistem poucos líderes que consigam cativar os seus povos, o que faz com que algumas comunidades cedam ao saudosismo e à tentação de um regresso ao passado e às eras das determinações/leis rígidas. O cardeal confidenciou que cenário similar se sucedeu na Igreja, mas que a chegada do Papa Francisco, com a sua experiência decisiva na Argentina (onde auxiliou várias comunidades pobres), tem sido importante para que exista uma renovação da Igreja, nomeadamente ao nível dos sínodos, onde defende que os bispos então reunidos não podem decidir sozinhos as grandes questões, tendo estes que ouvir o povo de Deus. A sinodalidade envolve a participação dos cristãos na vida da Igreja, fazendo que o caminho seja feito por todos e que todos se possam escutar uns aos outros, de forma a que a missão da Igreja possa responder aos problemas do mundo actual. O cardeal António Marto, no entanto, sublinha que tal reunião não é uma sessão de Parlamento, visto que todos devem comungar do ambiente de fé, oração e discernimento e que todos devem ser humildes no modo de sentir ou pensar, aprendendo uns com os outros. E que a meta final dos concílios ou sínodos é sempre o consenso, sem olvidar o estudo da realidade concreta e a necessidade de reflectir sobre os caminhos da Igreja no mundo de hoje.

Salienta que é fulcral existir uma Igreja em missão ou em saída e que esta deve ir ao encontro de todos. Voltou a reforçar a ideia de que a Cristandade vive um “Estado de Graça” com o Papa Francisco, através de um ambiente entusiástico e enriquecedor em termos de pensamentos e reflexões. Argumenta que os leigos ou os não-eclesiásticos devem ser também chamados a participar nas decisões das suas paróquias ou dioceses, sendo que o caminho só pode ser feito se estiverem todos juntos.

A Rádio Voz de Esmoriz, através do seu programa Paróquia FM, cobriu o evento em directo. O locutor Fernando Mota (responsável pelo Projecto Nathanael) e Rui Monteiro, no apoio técnico à transmissão e auxiliando em simultâneo a equipa de Comunicação da Paróquia, estiveram no local, de forma a assegurar a visibilidade deste acontecimento dinâmico.

Nas reacções derradeiras diante deste órgão de comunicação social, o cardeal António Marto agradeceu o convite e elogiou a iniciativa que abordou os caminhos da Igreja, as suas propostas e suas eventuais soluções, que devem ser inclusivos, fazendo com que todos possam participar do Evangelho e viver a sua missão.

Por sua vez, o Padre Manuel Mendes referiu que este projecto da “Conversa do Abade” tem como intuito provocar positivamente uma reflexão cristã importante e diferente do que aquilo que costuma ser habitual. O pároco de Esmoriz relembrou que houve uma boa adesão das pessoas à Igreja de Gondesende, embora admitisse que gostava de ver mais jovens. Promete uma nova edição para Janeiro sem anunciar qual será o segundo convidado da iniciativa.

O evento foi também transmitido nas redes sociais através da página oficial da Paróquia de Santa Maria de Esmoriz, contando já com largas centenas de visualizações.


O Cardeal D. António Marto foi o grande convidado da primeira edição da “Conversa do Abade”.


O Padre Manuel Mendes conduziu a iniciativa, referindo que esta focará os caminhos e as reflexões da fé.



Breve Referência sobre o Convidado: D. António Marto é bispo da Diocese de Leiria-Fátima desde 2006, mas foi já bispo auxiliar de Braga e bispo de Viseu. Em 2018, foi feito cardeal pelo Papa Francisco, recebendo o título cardinalício de Santa Maria sobre Minerva. Chegou a ser aluno do cardeal Joseph Ratzinger (que viria a ser o papa Bento XVI) num curso de preparação para o doutoramento em Roma, e ajudou a convencer posteriormente o Papa Francisco a visitar Portugal em 2017.