Parque de Campismo de Cortegaça recua devido à ameaça marítima

24 de Agosto, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

As alterações climáticas e o aquecimento global das últimas décadas têm provocado o avanço do mar, cenário que deverá agravar-se no futuro, de acordo com as projecções científicas reveladas recentemente. O mar já chegou a causar destruição dentro do Parque de Campismo de Cortegaça, como por exemplo, aconteceu em 2014, e a estrutura perdeu área nos últimos anos devido à ameaça marítima.

Assim sendo, o mencionado parque irá agora recuar cerca de 600 metros, de forma a ficar mais resguardado do perigo marítimo, enquanto que o espaço deixado para trás servirá para albergar um futuro passeio marítimo junto ao areal, e onde poderão ser criadas, caso seja possível, outras pequenas infraestruturas.

Em declarações à SIC, Sérgio Vicente Prata, Presidente da Junta de Freguesia de Cortegaça, admite que é necessário assegurar o futuro do Parque de Campismo e que esta medida tomada poderá ser até um exemplo para o país, no que se refere a processos de deslocalização sustentável perante fenómenos de erosão costeira.

O actual Parque de Campismo de Cortegaça compreende uma área de 15 hectares e detém uma capacidade para mais de 4 mil pessoas, devendo ser agora reconstruído numa zona de pinhal mais acima.

O projecto prevê um investimento de 1,6 milhões de euros e conta com o apoio de fundos europeus. Contudo, as obras de relocalização só deverão arrancar daqui a dois anos.


Créditos da Imagem: Turismo do Centro