Pioneiros do Agrupamento 871 ajudam a intervencionar acolhimento juvenil
3 de Abril, 2023Os Pioneiros do Agrupamento 871 desenvolveram uma actividade de cariz social na casa de acolhimento juvenil da Obra de Frei Gil, em Lobão (concelho de Santa Maria da Feira).
Nos dias 1 e 2 de Abril, os pioneiros do Agrupamento 871 estiveram lá e cumpriram as seguintes tarefas:
- repararam as cercas na quinta
- pintaram o interior do edifício e um mural
- ajudaram nas actividades da casa
- promoveram reflexões
- contribuíram para uma espectacular celebração da palavra
- criaram diversas dinâmicas com os jovens residentes…
A casa de acolhimento juvenil em Lobão ficou agradada com o empenho dos pioneiros esmorizenses e convidou-os a regressarem no futuro.
Como dizia Robert Baden-Powell, fundador do escutismo internacional, “deixe o mundo um pouco melhor do que o encontrou”.
E os jovens do Agrupamento 871 se esforçam por cumprir o desejo e o lema do nosso fundador.
“Na vida é preciso deixar Marcas, Não Cicatrizes”. Existe uma grande diferença entre deixar marcas e deixar cicatrizes. As marcas são os sinais definitivos que desejamos mostrar com orgulho na pele e na memória, pois fazem-nos lembrar momentos de amor, de amizade e de crescimento. Já as cicatrizes formam-se apartir do dano, da dor, das feridas provocadas pelo abandono, da humilhação, da inveja ou da solidão indesejada e injusta.
Por isso, o mais importante é olhar para cada uma das nossas atitudes com o interesse de fazer o bem e de levar a bondade como bandeira, já que o amor e o carinho emocional devem ser as duas máximas prioritárias na hora de escolher a forma como nos queremos relacionar com quem nos rodeia.