Póquer de Edu Ferreira foi receita para a remontada
25 de Outubro, 2020Na tarde deste Domingo, o Sporting Clube de Esmoriz deslocou-se até ao Campo de Treinos do Atlético Clube Cucujães, sabendo de antemão que iria enfrentar um potencial concorrente no que concerne à disputa classificativa do top-4 da Zona Norte de Aveiro, o que possibilita a participação no playoff do título juntamente com os quatro melhores classificados da Zona Sul do Campeonato Sabseg.
O Atlético Clube Cucujães, orientado por Zé Carlos, apresentou o seguinte onze: Fábio Oliveira; Roscas, Guedes, Diogo Soares, Stéphane, Vítor Hugo; Vítor Pinto, Deco; Nuno Soares, Cassamá e Tiago Oliveira.
Por seu turno, o Sporting Clube de Esmoriz, comandando por Gabriel Silva, escalou a seguinte equipa inicial: Ricardo Morais; Pedro Cardoso, Rodrigo Martins, Daniel Oliveira, Diogo Rodrigues; Hugo Rodrigues, Ibrahim, Mustapha, Valente, Lucas Lima; Edu Ferreira.
Os primeiros minutos da partida davam a antever que o Sporting Clube de Esmoriz queria mandar no jogo, contudo aos 8 minutos, num contra-ataque do Cucujães, Deco com um passe milimétrico desmarca Nuno Soares que fez o primeiro para a equipa da casa.
Em desvantagem, o Sporting Clube de Esmoriz acusou novamente nervosismo e inconstância tal como já havia sucedido na jornada anterior com o Canedo FC e permitiu que o adversário crescesse na partida. O Atlético Clube Cucujães começou a criar mais oportunidades, beneficiando de erros defensivos sucessivos da equipa da Barrinha. Aos 23 minutos, Fábio Cassamá complicou a vida para os esmorizenses, tendo apontado o 2-0. O avançado do Cucujães surgiu ao segundo poste para empurrar o esférico, após vários erros causados pela própria defesa esmorizense.
Descontente com o rumo dos acontecimentos, o técnico do Sporting Clube de Esmoriz Gabriel Silva mexeu ainda na primeira parte, fazendo entrar Luisinho para o lugar de Hugo Rodrigues. O treinador tornou-se muito interventivo e exigiu mais dos seus jogadores em campo, e as suas acções surtiram efeito porque o Sporting Clube de Esmoriz começou a reagir.
Ainda no final da primeira parte, os “guerreiros da Barrinha” fizeram mira à baliza de Fábio Oliveira através de remates algo perigosos de Luisinho, Valente e Lucas Lima (este na sequência de um livre directo). No entanto, o Sporting Clube de Esmoriz chegaria ao intervalo a perder por 2-0 por demérito próprio.
Na segunda parte, a equipa entrou com outra energia e dinâmica, acreditando que poderia reverter o resultado. Aos 49 minutos, e após várias escorregadelas (o relvado estava bastante molhado!) e um claro desleixo defensivo do Cucujães, Edu Ferreira aproveitou para reduzir, fazendo o primeiro para o Sporting Clube de Esmoriz. Aos 63 minutos, Edu Ferreira voltou a molhar a “sopa” e com um remate rasteiro fez o 2-2, voltando a tirar proveito de erros defensivos do Cucujães e a empatar assim uma partida que parecia perdida ao intervalo. Aos 67 minutos, e na sequência de um remate mal conseguido de Daniel Oliveira, Edu Ferreira consegue desviar e fazer a “remontada” no marcador (2-3 para a equipa da Barrinha). Aos 75 minutos, e após uma boa jogada colectiva, Edu Ferreira, então imparável, completou o póquer com mais uma boa finalização e fez assim o 2-4. Não é preciso dizer mais nada: o avançado ex-Estoril Praia estava inspirado ao nível de um Radamel Falcão ou de um Óscar Cardozo.
O jogo parecia estar ganho para a turma de Gabriel Silva, mas aos 84 minutos e na sequência de um cruzamento pelo lado direito, Fábio Costa, atleta do Cucujães, cabeceou certeiramente para o 3-4, trazendo indefinição nos últimos minutos. Porém, o Sporting Clube de Esmoriz logrou preservar a preciosa vantagem e alcançar 3 pontos num reduto difícil.
Com este resultado, o Sporting Clube de Esmoriz passa a somar dez pontos em 7 jornadas, encontrando-se assim na quarta posição da Zona Norte do Campeonato Sabseg.
A equipa desportiva da Rádio Voz de Esmoriz constituída por João Cruz, José Carlos Macedo e Eduardo Carvalho seguiu de perto as incidências do encontro. Também o correspondente da Comissão de Melhoramentos de Esmoriz, Armando Folha, esteve presente.