Bruno Dias, Gonçalo Sousa, José Pedro Pinto, Tiago Violas, Rafael Santos e Alexandre Ferreira, todos eles com passagens importantes (sendo os quatro primeiros inclusivamente formados) pelo Esmoriz Ginásio Clube, integram esta notável selecção portuguesa de voleibol orientada pelo técnico João José. Destaque ainda para o esmorizense Ricardo Lemos que integra a equipa técnica.
Na abertura do Mundial de 2025, realizado nas Filipinas, Portugal venceu a poderosa selecção de Cuba (10ª no ranking mundial) por 3-1 em sets, pelos parciais de 20-25, 25-22, 25-19 e 25-19, revelando muita alma, determinação e personalidade colectiva em palco. Do lado português, Nuno Marques foi o grande destaque, ao anotar 19 pontos. Já Filip Cveticanin e José Pedro Pinto (um dos nossos velhos conhecidos que tantas alegrias deu aos adeptos do EGC) fizeram 14 cada um.
Com esta vitória importante, Portugal, integrado na Pool D, aproxima-se do objectivo de ficar nos dois primeiros lugares do grupo e avançar para os oitavos de final do Mundial de Voleibol.
Ainda assim, avizinham-se jogos difíceis contra as outras duas equipas do grupo, nomeadamente os Estados Unidos da América (conquistaram a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris e ocupam a 6ª posição do ranking mundial e são considerados os principais candidatos a vencer o grupo) e a Colômbia (41ª classificada no ranking mundial; partida que não será fácil, mas onde Portugal será teoricamente favorito). Bastará mais uma vitória para o patamar seguinte.
Certo é que a Universidade do Voleibol (Esmoriz Ginásio Clube), com a sua geração de prata da última década, está ali a produzir os resultados da sua formação. Tudo em prol da alma lusitana!
Créditos da Foto: Federação Portuguesa de Voleibol