Portugal pode vir a acolher mais de 300 afegãos

26 de Agosto, 2021 Não Por A Voz de Esmoriz

Portugal está a preparar-se para acolher refugiados afegãos. Apesar de ainda não ter sido revelado um número oficial quanto ao total de refugiados que podem vir a encontrar asilo no nosso país, a verdade é que, neste momento, existe uma capacidade de resposta estimada para acolher mais de 300 pessoas, entre estas crianças que não têm suporte familiar.

Ao início, Portugal disponibilizou-se para receber logo 50 pessoas, mas o número tem vindo a ser alargado porque existem muitos afegãos a deixarem o seu país, e os reptos das principais entidades internacionais têm-se multiplicado nas últimas semanas.

De acordo com o Diário de Notícias, numa primeira fase, deverão chegar os afegãos que trabalharam directamente com as forças nacionais destacadas no Afeganistão, no âmbito da missão internacional. Ao todo, poderão ser 116 colaboradores e respectivas famílias.

Numa segunda fase, chegarão afegãos que colaboraram com a NATO e a União Europeia, designadamente no apoio à embaixada em Cabul. Neste grupo, deverão ser mais 50 pessoas.

Numa terceira fase, Portugal acolherá ainda cidadãos afegãos no quadro de operações de protecção conduzidas pelas Nações Unidas.

Segundo o Jornal Expresso, 840 famílias portuguesas, oriundas dos mais diversos cantos do país, terão disponibilizado alojamento e integração social (sobretudo para o caso das crianças sem familiares) para mais de 300 afegãos, respondendo assim ao apelo do Alto Comissariado para as Migrações. Também se registaram 4666 ofertas de bens essenciais, 941 de apoio psicológico, 1611 de apoio social, entre outras.


Créditos da Imagem: Mark Andries /AFP PHOTO / US MARINE CORPS