Portugal vence no seu jogo de estreia do Euro 2020
15 de Junho, 2021Portugal entrou com o pé direito no Euro 2020, tendo vencido a Hungria por 3-0 em partida do Grupo F. Apesar de o resultado dar a entender que o jogo poderia ter convergido numa ideia ilusória de “favas contadas”, a verdade é que o triunfo só foi alcançado além dos 80 minutos. Até lá, o jogo tinha sido bastante previsível e nem sempre muito bem jogado. Além disso, o Puskás Arena, em Budapeste, contou praticamente com lotação máxima, com cerca de 60 mil húngaros nas bancadas e apenas 6 mil portugueses. Ou seja, a Hungria praticamente jogava em casa…
As substituições de Fernando Santos que meteu na segunda parte Rafa, Renato Sanches e André Silva foram determinantes para oferecer mais objectividade, lucidez e frescura física. Aos 84 minutos, e numa sequência de um lance algo confuso, Rafa consegue fazer com que a bola chegue a Rafael Guerreiro que desferiu um remate, o qual foi desviado por um defesa húngaro, tendo traído assim o guardião magiar, colocando-se Portugal em vantagem por 1-0. Com o nulo desfeito, a Hungria arriscou mais e abriu espaços na retaguarda defensiva. Dentro deste contexto, uma arrancada de Renato Sanches permite isolar Rafa, o qual foi agarrado já na área por um atleta húngaro que evitou a sua finalização. Chamado a converter o castigo máximo, Cristiano Ronaldo não tremeu e fez o 2-0 aos 87 minutos.
Aos 92 minutos, excelente triangulação entre Rafa e Ronaldo, com o avançado da Juventus a bisar, fazendo o centésimo sexto golo da sua carreira (só está agora a três do recorde do antigo avançado iraniano Ali Daei). Ficava assim feito o 3-0.
Com este resultado, Portugal sobe à liderança do Grupo F, e a quantidade de golos marcados hoje pode até ser um factor decisivo, no final das contas, para que a selecção lusa fique numa das primeiras duas posições ou para que, na pior das hipóteses, consiga ser um dos melhores terceiros dos grupos do Europeu, e assim avançar para a fase seguinte.
Créditos da Foto: UEFA