Presidente do Irão falece em queda de helicóptero
20 de Maio, 2024Ebrahim Raisi voltava de inauguração de uma represa na fronteira com o Azerbaijão, quando o seu helicóptero se despenhou, talvez devido a más condições climatéricas (neblina e chuva intensas). De acordo com a Globo, a queda da aeronave ocorreu entre as aldeias de Pir Davood e Uzi, na província iraniana de Azerbaijão Oriental, a cerca de 600 km a noroeste de Teerão, a capital iraniana, tendo vitimado a morte dos 9 tripulantes que seguiam a bordo.
Político linha-dura, Raisi, de 63 anos, era apontado como possível sucessor do aiatolá Ali Khamenei, sendo considerado um ultraconservador e defensor implacável da lei e da ordem de acordo com os ditames xiitas do regime iraniano. Nos últimos tempos, tinha assumido uma postura mais radicalizada em relação a Israel devido ao conflito da Faixa de Gaza.
Além de Raisi, também o ministro iraniano das Relações Externas, Hossein Amirabdollahian, viajava na mesma aeronave e acabou por morrer.
O aiatolá Ali Khamenei, principal líder do país, determinou luto oficial de cinco dias. O poder passará, para já, para as mãos do primeiro vice-presidente, Mohammad Mokhber. Surgirá depois uma comissão interina que determinará a realização de um novo sufrágio, o qual deverá acontecer nos próximos 50 dias.
Créditos da Imagem: Iranian Presidency / AFP/ Correio Braziliense