Primeiro português na NBA

30 de Julho, 2021 0 Por Fátima Rocha

Neemias Queta, de 22 anos, foi na quinta-feira eleito na 39ª posição do “draft” da liga norte-americana de basquetebol (NBA),pelos Sacramento Kings, podendo tornar-se em 2021/22 o primeiro jogador português a pisar os pavilhões da melhor liga do basquetebol do mundo.

Depois de três anos da Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o poste propôs-se ao “draft” abdicando então da época de sénior, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.
Mark Tatum, comissário-adjunto da NBA, disse uma das frases mais desejadas pelos amantes portugueses da modalidade, “com a 39.ª escolha, os Sacramento Kings selecionam Neemias Queta”. 

Formado no Barreirense, Neemias Queta passou ainda pelo Benfica antes de chegar à Universidade de Utah State para começar o seu percurso no basquetebol universitário norte-americano. Depois de uma primeira época prometedora e de uma segunda em que foi “maltratado” por lesões, a época de 2020/21 foi a melhor da carreira do português, que terminou a temporada com média de ‘duplo duplo’ (14,9 pontos e 10,1 ressaltos), mais um recorde de 3,3 desarmes de lançamento, e se tornou um dos quatro finalistas ao prémio Naismith de melhor defensor do ano do basquetebol universitário (NCAA).

O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.