Procissão foi o ponto alto

27 de Agosto, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

A procissão em honra de Nosso Senhor dos Aflitos e Nossa Senhora da Boa Viagem decorreu neste domingo à tarde, tendo partido desde a Igreja Matriz de Esmoriz até à Capela da Praia. Um número considerável de cidadãos assistiu ao cortejo dos andores através dos passeios e das varandas das suas moradias.

A procissão compreendia 14 andores transportados por diversos voluntários. Assim sendo, foram venerados os seguintes santos ou figuras sagradas: São Francisco, Arcanjo Gabriel, Santa Clara, Santa Luzia, Santa Inês, São Marçal (apadrinhado pelos bombeiros), São Nuno (venerado pelos escuteiros), São João, Santo António, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Assunção (transportado pelo Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz), Nossa Senhora da Boa Viagem e Nosso Senhor dos Aflitos (estes últimos, ambos padroeiros das Festas do Mar em Esmoriz). Destacamos ainda o facto de haver grupos com pessoas trajadas a pescadores e a varinas, prestando-se assim uma homenagem à etnografia vareira. A animação musical esteve, na vanguarda, a cargo da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz, enquanto a Sociedade Musical Boa União, assumiu missão similar na retaguarda.

Decorreu ainda a bênção ao mar que foi assegurada pelo Pároco Manuel Mendes. Os andores chegaram depois triunfalmente à Capela da Praia, momento testemunhado por uma multidão enorme, e lá ficaram expostos para observação ou devoção. É de enaltecer ainda o facto de se terem providenciado tapetes coloridos (e alguns deles, floridos) no adro que retratavam as imagens do Sol, da Cruz e de algumas tradições da terra, nomeadamente a Arte Xávega. Uma decoração que tornou mais belo todo este acontecimento.

A fé e o sagrado preencheram naturalmente a alma destas festividades.