Projecto da AFPA distinguido pelo Prémio BPI Fundação La Caixa
30 de Dezembro, 2022O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores 2022 tem por objectivo impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial enfoque no fortalecimento das relações interpessoais, na prevenção de situações de fragilidade e isolamento, especialmente agravadas pela pandemia de COVID-19, e no apoio às situações de doença.
Este ano, o Programa “A(cuidar) Maior” da AFPA (Associação Fraterna de Prevenção e Ajuda) foi um dos projectos distinguidos! De acordo com a página da IPSS sediada em Esmoriz, o objectivo do programa distinguido passa por implementar um projecto de capacitação individualizado no domicílio, de promoção de movimento, relaxamento e estimulação de habilidades e sensações em pessoas idosas funcionalmente dependentes, e/ou com mobilidade reduzida, e seus cuidadores, promovendo a participação social.
Por outras palavras, este programa pretende promover cuidados de saúde, bem-estar e qualidade de vida a seniores dependentes e/ou com mobilidade reduzida e seus cuidadores informais (com mais de 65 anos de idade); prevenir situações de fragilidade, isolamento e solidão, reforçando as relações interpessoais; aumentar o conhecimento e a literacia em saúde, contribuir para o envelhecimento ativo e saudável e contribuir para o aumento e melhoria das respostas aos cuidadores informais seniores e seniores dependentes.
O projecto terá a duração total de 12 meses, composta por 3 ciclos de 4 meses para a intervenção da equipa multidisciplinar, ajudando cuidadores informais e dependentes com mais de 65 anos de idade, potenciando a sua capacidade de actuação autónoma, esclarecida e eficiente.
Mais informações em: https://afpaesmoriz.wordpress.com/