Projeto “Cancro sem Temor” – novo episódio aborda como sobreviver ao cancro

7 de Fevereiro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

“Estamos aqui”: novo episódio aborda como sobreviver ao cancro

Porto, 07 de fevereiro de 2022 – No âmbito do Dia Mundial da Luta contra o Cancro, que se assinalou este sábado, é divulgado hoje o terceiro episódio do podcast “Cancro sem Temor”, intitulado “Estamos aqui”, dedicado ao tema da sobrevivência.

Com a participação de Cláudia Vieira, Oncologista Médica na Patologia de Mama, Deolinda Pereira, Diretora do Serviço de Oncologia Médica e Ana Paula Lopes, sobrevivente de cancro da mama, a conversa centra-se na importante fase da vida do doente, em que o foco é o regresso às rotinas e aos sonhos por concretizar no futuro, em como lidar com a notícia da alta hospitalar e na gestão das relações pessoais e profissionais.

Conta ainda com intervenções de Susana Almeida, Psiquiatra, que apresentou algumas ferramentas de como o doente e também os cuidadores podem enfrentar a fase de sobrevivência e de Sérgio Chacim, Onco-hematologista, que testemunha a sua experiência com jovens doentes.

“Estamos aqui” envolve 45 minutos de conversa intimista, durante a qual se visitam receios, expectativas, visões clínicas e recomendações, sem deixar de lado o humanismo e, sobretudo, a esperança.

“Cancro sem Temor” é um projeto do IPO do Porto, dirigido a toda a população, com o objetivo de realçar a importância de aprender a viver com o diagnóstico de cancro e desmistificar conceitos e ideias sobre esta vivência. Através de diferentes testemunhos e perspetivas, procura-se simplificar e retirar a carga negativa, o medo associado à doença, clarificando diferentes aspetos, para ajudar a lidar melhor com ela. Olhar para a doença de diferentes perspetivas, psicológico, emocional, farmacológico, médico e social. O impacto do diagnóstico no indivíduo e no seu mundo.

O podcast, que conta com o apoio da Novartis, está disponível no canal Youtube do IPO do Porto e nas plataformas de podcast (Spotify e Apple Podcasts).

Sobre o IPO do Porto:

O Instituto Português de Oncologia do Porto é uma Instituição de Saúde de referência nacional e internacional no domínio do tratamento, investigação e ensino do cancro. Posiciona-se na rede pública de cuidados hospitalares como Instituição altamente diferenciada e é a unidade de referência em cuidados oncológicos da Região Norte. O IPO do Porto tem por missão principal a prestação de cuidados de saúde hospitalares oncológicos à população com a máxima qualidade, humanismo e eficiência.