Projeto Europeu da Escola Profissional de Espinho promove a literacia digital e o bem-estar nas escolas europeias

5 de Dezembro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O projeto Erasmus+ Digital Wellbeing at School iniciou-se em dezembro de 2021 e termina esta semana, a 30 de novembro de 2023. Durante os dois anos de implementação, os sete parceiros da Turquia, Itália, Espanha, Grécia, Chipre e Portugal trabalharam em conjunto para promover o bem-estar digital nas escolas europeias e desenvolveram ferramentas e materiais gratuitos, que estão agora disponíveis no website do projeto.

O Digital Wellbeing at School foi criado com o objetivo de dar resposta a alguns dos desafios educativos e sociais da atualidade que surgiram e/ou se agravaram durante a pandemia causada pela COVID19. As medidas tomadas durante a pandemia afetaram de forma dramática o setor da Educação, tendo acelerado o processo de digitalização da oferta educativa de grande parte das escolas europeias e trazido vários desafios às escolas, professores e alunos. Além dos desafios específicos que se fizeram sentir na Educação, os jovens enfrentam ainda outras adversidades que advêm ou estão diretamente relacionadas com atividades online e as largas horas que estes lhes dedicam.

Imersos na era digital, os jovens fazem um uso frequente e extenso das redes sociais e ferramentas digitais. Embora estas plataformas ofereçam oportunidades significativas de conexão, expressão e aprendizagem, também apresentam desafios: a pressão social, a comparação constante e a exposição a conteúdos prejudiciais podem afetar negativamente a saúde mental dos jovens. Além disso, a dependência excessiva dessas tecnologias pode levar a problemas como o isolamento, a privação de sono e a redução do tempo dedicado a atividades offline. Assim, o Digital Wellbeing at School reconhece que a necessidade de equilibrar a presença online com o bem-estar emocional é uma questão premente, que exige esforços contínuos para promover o uso consciente e saudável das ferramentas digitais entre os jovens.

O projeto defende que as escolas desempenham um papel importante na capacitação dos alunos com ferramentas para uma boa gestão das suas vidas online como meio de assegurar o seu bem-estar e que podem ser atores relevantes no auxílio do desenvolvimento de um uso diário crítico e equilibrado dos media por parte dos jovens. Assim, o Digital Wellbeing at School ambiciona instruir os professores europeus com boas práticas para a promoção do bem-estar digital na escola e sensibilizar alunos do ensino básico ao secundário sobre a importância do seu bem-estar digital, na tentativa de melhorá-lo.

Com os objetivos mencionados em mente, os parceiros desenvolveram um Quadro de Referência Europeu sobre Bem-estar Digital para que as escolas europeias tenham ao seu dispor um conjunto de abordagens e boas práticas sobre o tema e que possam implementar na sua comunidade escolar. Foram ainda desenvolvidos uma formação e plataforma online e um Repositório de Atividades sobre Bem-estar Digital para professores onde estes podem procurar desenvolver novas competências relacionadas com segurança digital, colaboração online, inteligência emocional e gestão de tempo online, e sugestões de atividades que podem ser transferidas para a sala de aula de forma a contribuir para a abordagem e o desenvolvimento dos temas mencionados com os alunos. Para conseguir chegar aos mais jovens e levá-los a refletir sobre a forma como se relacionam com o meio digital, a parceria criou ainda um videojogo online intitulado “DigiLand Stories”, no qual os jogadores encaram diferentes cenários em contexto escolar e têm de refletir e indicar qual a melhor forma de agir em cada um.

Todos os materiais produzidos estão agora disponíveis em inglês, espanhol, português, grego, italiano e turco no website do projeto em www.digitalwellbeingatschools.eu.