Projeto Futebol de Rua da Cais assinala 20ª Edição e arranca com a Fase Distrital

8 de Março, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Projeto Futebol de Rua, promovido pela Associação CAIS em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, está de volta para a sua 20ª edição. Esta iniciativa tem o objetivo de promover a prática desportiva e utilizá-la como estratégia de intervenção na promoção da inclusão social.

De 7 de a 10 de março, em Viseu, irá decorrer o Encontro de Promotores Distritais e Regionais e Formação em Métodos de ENF (Educação Não Formal), destinada ao corpo técnico das entidades promotoras com o intuito de promover a partilha de boas praticas e a capacitação para a utilização dos métodos de ENF e ainda a Formação Técnica de Treinadores de Futebol de Rua, que se destina a treinadores, em particular selecionadores distritais e regionais e antigos participantes, com o intuito de promover a sua capacitação técnica como treinadores.

Já os torneios distritais e regionais arrancam no dia 31 de março em Viana do Castelo e decorrem até finais de julho, um pouco por todo o território nacional. Provas que irão colmatar na Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, fase nacional do torneio onde participam equipas femininas, masculinas e mistas, de diferentes distritos e regiões autónomas do território nacional com jogadores de diferentes faixas etárias, e que se realiza de 6 a 10 de setembro na cidade de Castelo Branco.

Ainda antes da Fase Final do Torneio, irá decorrer, durante o mês de julho, o Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, a realizar-se, em Sacramento, nos Estados Unidos da América.

Os elementos que vão integrar a Seleção Nacional de Futebol de Rua são selecionados durante a fase distrital do Torneio Nacional de Futebol de Rua que, após um estágio, participarão na competição da HWC Foundation, onde a equipa portuguesa se sagrou campeã no ano passado.

Esta competição internacional tem o intuito de utilizar o poder do futebol como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo.

O Projeto Futebol de Rua é uma iniciativa da Associação Cais e de outras entidades parceiras que promove o acesso ao desporto, qualifica participantes e profissionais, promove ainda o acesso a atividades culturais e recreativas, criando uma consciência social para as problemáticas sociais. O futebol é, deste modo, um instrumento de capacitação no desenvolvimento de valores e competências pessoais e sociais em todos os jovens participantes.

Todos os torneios são de acesso gratuito. Para saber mais informações, aceda às redes sociais da iniciativa, no Facebook e no Instagram.

Créditos do Comunicado – UPPARTNER