PS vence em Portugal as eleições Europeias; Partido Popular Europeu com mais assentos em Bruxelas

10 de Junho, 2024 0 Por A Voz de Esmoriz

O Partido Socialista foi a força política mais votada em Portugal no âmbito das eleições europeias que decorreram neste domingo. Apesar da abstenção ter continuado a ser enorme (62,94%), a verdade é que houve um ligeiro aumento da participação popular face às eleições europeias anteriores.

Com 32% dos votos, o Partido Socialista encabeçado pela antiga ministra da Saúde Marta Temido conseguiu eleger oito eurodeputados. A Aliança Democrática, liderada pelo jovem independente Sebastião Bugalho, ficou-se pelos 31,1%, mandatando sete eurodeputados. Voltou assim a registar-se uma equilíbrio geral entre as duas principais forças políticas tradicionais do país.

Muito mais abaixo, seguem o Chega de Tânger Correia com 9,7% (caiu claramente em relação ao resultado das eleições legislativas) e a Iniciativa Liberal, representada por João Cotrim de Figueiredo, com 9%, com ambos a elegerem dois eurodeputados.

Por sua vez, o Bloco de Esquerda (4,2%) e a CDU (4,1%) conseguiram apenas eleger os seus cabeças de lista – Catarina Martins e João Oliveira respectivamente.

Em sentido contrário, os partidos Livre, ADN e PAN não elegeram qualquer eurodeputado.

No panorama europeu, o partido mais votado foi o Partido Popular Europeu (185 assentos), sendo seguido pela Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas (137 assentos), pelo Renew Europe (liberais, 79 assentos). A extrema-direita (nomeadamente a Identidade e Democracia) conseguiram ganhar alguns assentos, mas ainda assim, o seu crescimento foi limitado, o que torna o próximo elenco do Parlamento Europeu completamente operacional – deste órgão nevrálgico, sairão mais tarde as decisões que definirão as presidências do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e do Conselho Europeu.



Créditos da Foto: CNN Portugal