PSP apreende 35 armas em operação policial internacional
3 de Abril, 2023A Polícia de Segurança Pública (PSP), em representação de Portugal, participou na Operação CONVERSUS, coordenada pela Europol, com o objetivo de apreender armas de alarme adquiridas sem autorização e facilmente convertíveis em armas de fogo.
Os cerca de 90 polícias da PSP, do Departamento de Armas e Explosivos e Núcleos de Armas e Explosivos dos Comandos da PSP, apreenderam 35 armas de alarme e 385 munições de alarme e registaram 22 Autos de Notícia por contraordenação, importante contributo para os resultados registados a nível europeu (comunicado da EUROPOL disponível AQUI).
Inserida na Ação Operacional 2.1 da prioridade Firearms do EMPACT (European Multidisciplinary Platform Against Criminal Threats), a operação decorreu em 31 países do continente europeu.
A cooperação policial internacional entre a Europol e as polícias constitui um pilar crucial no combate ao tráfico internacional de armas, sendo assegurada em Portugal por intermédio da Direção Nacional da PSP/Departamento de Armas e Explosivos, no âmbito das suas competências específicas e nacionais relacionadas com armas e explosivos.
A PSP representa Portugal em diversos organismos de dimensão internacional, como a EUROPOL e INTERPOL, em plataformas de cooperação policial internacional como o EMPACT, e consequente partilha e análise de informação relacionada com armas de alarme, facilmente convertíveis em arma de fogo.
Para qualquer esclarecimento complementar, poderá ser contactado o Intendente Paulo Costa, Chefe da Divisão de Investigação e Fiscalização do Departamento de Armas e Explosivos, pelo email pscosta@psp.pt ou telemóvel 965 294 729.
Comunicado da PSP Nacional