“Putin encontrou um país liderado por um corajoso” – Joe Biden

21 de Fevereiro, 2023 0 Por A Voz de Esmoriz

O Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, está de visita à Polónia, onde discursou hoje junto ao Castelo de Varsóvia, cuja entrada foi iluminada pelas cores da bandeira da Ucrânia.

Depois do discurso do presidente polaco, Andrzej Duda, o qual foi contundente na necessidade de prestar mais auxílio à Ucrânia de forma a enfrentar a ameaça imperialista russa, Joe Biden teceu declarações corrosivas sobre as decisões políticas e militares do Kremlin.

Biden desmentiu as declarações de hoje do presidente russo, reiterando que o Ocidente não planeia atacar a Federação Russa.

Recorda que os EUA, a União Europeia e a NATO foram testados há um ano quando a guerra começou, mas frisa que a Rússia não conseguiu quebrar a união, e voltou a apelar para que a unidade entre as democracias prevaleça diante dos regimes autoritários. Sublinha que a NATO está firme como uma rocha e que Putin sabe disso.

Joe Biden afirmou que o apoio militar, logístico e solidário à Ucrânia vai continuar, e realça que Putin encontrou pela frente um líder político corajoso que lhe fez frente, referindo-se a Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano.

Salientou ainda que “um ditador em busca de reconstruir um império nunca será capaz de apagar o amor do povo pela liberdade” e lamenta que Vladimir Putin tenha escolhido o caminho da guerra, o que considera ser uma tragédia, relembrando que foram desrespeitadas as resoluções da ONU que, de forma esmagadora, condenaram a invasão à Ucrânia.

Joe Biden alerta os potenciais rivais que não vão conseguir derrubar o seu país, a liberdade e o futuro das gerações.

Os EUA prometem mais pacotes de sanções à Rússia.

No final do seu discurso em Varsóvia, Joe Biden pediu a bênção de Deus para todos os soldados que defendem a Ucrânia e os valores da liberdade no mundo, agradecendo também a solidariedade da Polónia nesta causa.


Créditos da Imagem: Piotr Nowak – EPA – RTP