Putin exalta figura do czar D. Pedro I no “Dia da Rússia”
12 de Junho, 2022No discurso do “Dia da Rússia”, celebrado a 12 de Junho, o presidente russo Vladimir Putin exaltou o belicismo e o imperialismo russos. De acordo com a CNN Portugal, o líder da Rússia voltou a exaltar a figura do czar D. Pedro I, o Grande, por ter criado um exército e uma marinha poderosas no seu tempo e que havia conseguido recuperar território à Suécia, no decurso da Grande Guerra do Norte (1700-1721), uma declaração que pode ser interpretada com um paralelismo com a invasão recente da Ucrânia.
Putin endereçou os parabéns ao povo russo, e apelou à união e coesão nacionais, e frisou que as pessoas devem ter orgulho na história e fé no futuro da sua nação. Referiu ainda, num discurso marcado pelo patriotismo, que os russos “se orgulham das conquistas e vitórias militares dos seus ancestrais” e que devem concentrar esforços no desenvolvimento progressivo da pátria.
Numa cerimónia de entrega de prémios no Kremlin, Putin deu curiosamente destaque à área da ciência e da cultura. Segundo a Bloomberg e a CNN, entre os laureados estiveram o engenheiro do complexo de armas nucleares Yuri Bashmet e o cineasta Nikita Mikhalkov.
A Rússia continua a intensificar os bombardeamentos e ataques terrestres no Donbass e noutros pontos da Ucrânia, mesmo perante a contestação internacional e as pesadas sanções económicas de que tem sido alvo.
Créditos da Imagem: CNN Portugal