Quartel dos BVE recebeu Luz da Paz de Belém

26 de Dezembro, 2020 0 Por A Voz de Esmoriz

No passado dia 24 de Dezembro, o Grupo de Escuteiros de Esmoriz veio entregar a Luz da Paz de Belém ao Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Esmoriz. Um momento que certamente ficou marcado pela partilha, fraternidade e altruísmo.

De acordo com a Rádio Renascença, a Luz da Paz de Belém começou em 1986, através de uma iniciativa da Austrian Broadcasting Company, traduzindo-se em acções de caridade para crianças em dificuldades, na Áustria e em países limítrofes. Desde 1989, tem sido concretizada em cooperação entre escuteiros e guias de inúmeros países, o que permite que a Luz seja partilhada pela Europa e fora dela, ganhando, assim, a iniciativa uma dimensão mundial. O procedimento serviria igualmente para desejar um Feliz Natal a todos os que trabalham em hospitais, instituições e comunidades, querendo chegar ao maior número de pessoas possível, marcando cada uma com o acto de partilha da Luz da Paz, do Amor, da Solidariedade e da Celebração do Natal de Jesus.

Apesar de ser uma iniciativa de origem austríaca, a ‘Luz da Paz de Belém’ costuma ser recolhida na gruta da Natividade (Belém – Palestina), percorrendo depois vários países. Em 2020, esta Luz foi recolhida a 16 de novembro por uma criança de Belém – Palestina.

Em Portugal, cerca de 72 mil escuteiros aderiram ao repto de fazer chegar a Luz da Paz de Belém a várias entidades que fazem a diferença pela positiva na vida das comunidades.

À semelhança dos anos anteriores, o Agrupamento 871 de Esmoriz voltou a dizer “presente” e a divulgar a Luz da Paz de Belém por espaços fundamentais. Por seu turno, os nossos soldados da paz que voltaram a salvar vidas (sobretudo num ano bastante atípico como foi o de 2020) foram contemplados com este belo momento.


Imagem de Destaque: Grupo de Comunicação e Imagem dos BVE