Rádio Voz de Esmoriz celebra 34 anos!

29 de Março, 2021 0 Por A Voz de Esmoriz

A 29 de Março de 1987, seria fundada a Rádio Voz de Esmoriz por iniciativa de Orlando Soares dos Santos, o vulto mais épico que marcou uma era dourada na instituição. Além de ser o fundador da estação radiofónica, demonstraria igualmente uma intervenção muito relevante no desenvolvimento da terra e das colectividades.

Hoje, a rádio celebra 34 anos, e como qualquer entidade da área da comunicação social, já conheceu altos e baixos ao longo do seu percurso histórico, mas continua empenhada em consolidar-se como uma das estações mais ouvidas da Região Centro. Ao todo, são mais de 20 os locutores ou colaboradores que animam os ouvintes, e a eles devemos o nosso agradecimento pelo empenho evidenciado, bem como a todos que precederam nesse ofício desde os tempos da fundação.

Com uma programação recheada para todos os gostos e dotada de vários estilos musicais, a Rádio Voz de Esmoriz (93.1 FM) continua a seguir o seu trilho, mesmo em alturas conturbadas como esta da pandemia da COVID-19 que impede celebrações mais efusivas e que condicionou as vidas de todos nós.

Por outro lado, assinalam-se também hoje 66 anos da elevação de Esmoriz à categoria de vila (1955), um processo complexo e difícil, mas que permitiu, na época, ser um passo determinante para que a terra abandonasse a designação de aldeia ou lugar para se afirmar posteriormente no contexto nacional.

Por algum motivo, temos hoje a rasgar o centro da cidade a memorável Avenida 29 de Março, marco toponímico alusivo a uma data que é portanto querida aos esmorizenses pelos dois motivos que já elencámos (embora a designação da avenida esteja mais directamente relacionada com a ascensão de Esmoriz a vila, contudo a criação da rádio coincidiu propositadamente com as suas celebrações).