Rádio Voz de Esmoriz celebra hoje 35 anos de existência

29 de Março, 2022 0 Por A Voz de Esmoriz

A Rádio Voz de Esmoriz (93.1 FM) celebra no dia 29 de Março o seu aniversário, coincidindo propositadamente com a elevação de Esmoriz a vila (facto ocorrido a 29 de Março de 1955).

Hoje a rádio contabiliza 35 anos de existência (1987-2022), estando reservada uma programação radiofónica especial alusiva a este dia. Ao longo da sua história, a rádio tornou-se numa referência informativa da região.

Recentemente, foi instalada uma torre de emissão e houve um investimento reforçado ao nível dos recursos humanos, e o objectivo da actual direcção passa por continuar a modernizar gradualmente a rádio para que ela possa chegar com a melhor qualidade possível aos ouvintes.

Informamos ainda que a grelha de programação já está disponibilizada neste site para que os ouvintes/leitores possam ter acesso à mesma (ver categoria alusiva aos “Programas”).

Aproveitamos igualmente por estender o nosso reconhecimento a todos os colaboradores, actuais e do passado, que ajudaram a construir esta casa até hoje, contribuindo para o seu crescimento.

Na verdade, eles também estão todos de parabéns porque dão voz à nossa rádio.


Um pouco da história

No dia 29 de Março de 1987, um homem chamado Orlando Soares dos Santos, juntamente com outros colaboradores incansáveis, decidiu potenciar o legado de Alexandre Castro Soares (então fundador do Jornal A Voz de Esmoriz em 1956) e acabou por fundar assim a Rádio Voz de Esmoriz. Naquele dia histórico, celebrava-se o 32º aniversário da elevação de Esmoriz a vila. Pouco passaria das 12 horas, quando José Guedes da Costa, na altura Presidente da Câmara Municipal de Ovar, decidiu premir o botão mágico que lançou para o ar a emissão da nova rádio. Na noite desse dia simbólico, decorreria um grande espectáculo que juntou todas as colectividades locais no Cineteatro Esmoriztur, acontecimento que seria transmitido ou difundido, em dia de estreia, pela rádio Voz de Esmoriz.

Aquando da sua inauguração, a rádio contava com equipamentos do “último grito”. Dentro deste contexto, destacaram-se os pratos dotados de um travão, uma excelente mesa de mistura, um emissor principal de potência elevada (alguns cidadãos afirmaram inclusivamente que a nossa rádio se fazia ouvir até Braga!), uma vasta gama de microfones e auscultadores, etc.

A rádio receberia oficialmente o alvará que legitimava a sua actuação em 9 de Maio de 1989, sendo que este documento se encontra emoldurado na zona de entrada das suas instalações.

Em relação a Orlando Soares dos Santos (nascido em 1935 em Travanca, Santa Maria da Feira e falecido em 2005) diga-se, em abono da verdade, que demonstrou ser um visionário, um dos cidadãos mais dinâmicos que a Cidade da Tanoaria chegou a albergar. Foi efectivamente o grande dinamizador e impulsionador da Rádio Voz de Esmoriz.

Em 29 de Março de 2017, a rádio Voz de Esmoriz celebrava trinta anos de existência, marco que motivou a organização de uma exposição, no átrio da Junta de Freguesia de Esmoriz, que reuniu material antigo da rádio (microfones, discos antigos, amplificadores, gravadores, colunas de som, cassetes antigas, gira-discos, etc.) e que atraiu centenas de visitantes, os quais ficaram espantados com o “velho património reunido” e as histórias contadas em torno dos seus primeiros tempos. A Rádio, sintonizada então na frequência de 93.1 FM, contemplou desde a sua fundação até à actualidade, toda uma grelha de programas que remetem os ouvintes para as mais diversas temáticas e assuntos, além de difundir inúmeros estilos de música.

Hoje, dia 29 de Março de 2022, a Rádio Voz de Esmoriz celebra 35 anos de existência.