“Rapunzel” estará nos palcos de Santa Maria da Feira e Leiria

5 de Novembro, 2020 Não Por A Voz de Esmoriz

O Grupo de Teatro Renascer, colectividade fundada em 1992 e que se dedica aos pergaminhos da representação cénica e da valorização da cultura, irá trazer o musical “Rapunzel” (estreado em 2019 e que lotou já vários auditórios) até ao Europarque (Santa Maria da Feira) no dia 14 de Novembro e ainda ao Teatro José Lúcio da Silva (Leiria) no próximo dia 6 de Dezembro. Pelo que apuramos, está a ser igualmente preparada uma edição em Esmoriz, embora se desconheça a data oficial.

O musical Rapunzel, encenado por Felipe Silva (actor que colabora activamente com a associação esmorizense) e inspirado nos contos dos Irmãos Grimm e numa produção posterior da Walt Disney, é já encarado como uma aposta ganha do Grupo de Teatro Renascer, tendo conquistado a preferência de vários espectadores.

Conciliando o melhor da música, teatro, dança e demais movimentos sincronizados em grupo, a representação incide sobre as aventuras da Princesa Rapunzel e do Fora-da-Lei Flynn Rider, num contexto social recheado de vicissitudes de pendor medieval e onde ocorre o choque de várias culturas e se visionam assim as diferenças entre as múltiplas camadas sociais.

O musical conta com uma excelente cenografia (destacamos aqui a presença de dez cenários e de um guarda-roupa bastante heterogéneo) e uma sonografia que encanta o público infantil e adulto.

Esta representação foi, no início deste ano, uma das 9 peças finalistas do Concurso Nacional de Teatro (CONTE), promovido pela Federação Portuguesa de Teatro em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso. Apesar de já não integrar o elenco, Rui Tavares que interpretava o papel de Flynn Rider chegou mesmo a vencer o prémio de melhor interpretação masculina. Ainda assim, e não obstante algumas modificações, o elenco tem potencial e conta com muitas caras bem conhecidas (sem esquecer o apoio de técnicos e dirigentes), procurando dar o melhor de si, proporcionando excelentes serões e merecendo as luzes da ribalta.

Os espectáculos programados cumprirão as normas estipuladas pela DGS, nomeadamente a observância da lotação parcial prevista (de modo a garantir a distância social de segurança) e o uso obrigatório de máscara.