
Relâmpago Nogueirense vs SC Esmoriz: a antevisão possível
12 de Abril, 2023É para muitos uma final antecipada. Quem sair por cima do jogo entre o Relâmpago Nogueirense e o Sporting Clube de Esmoriz, que se realiza no próximo sábado pelas 16 horas (com transmissão na Rádio Voz de Esmoriz), terá quase resolvida a questão da promoção ao Campeonato SABSEG.
O Relâmpago Nogueirense tem 44 pontos (22 jogos), enquanto o Sporting Clube de Esmoriz contabiliza 41 pontos (21 jogos; menos 1 jogo).
Há três cenários possíveis, curiosamente, dois deles favoráveis à formação esmorizense, embora tenha de jogar no terreno do adversário que se tem exibido em grande forma nesta temporada.
Em caso de vitória da turma liderada por Pedro Alves, o Sporting Clube de Esmoriz iguala o Relâmpago Nogueirense, mas garante vantagem no confronto directo (os esmorizenses venceram na primeira volta por 2-0), e ainda tem dois jogos por disputar, enquanto o Relâmpago apenas um. Por outras palavras, o SC Esmoriz, caso triunfe, praticamente resolve a questão, necessitando apenas de vencer em casa o Arrifanense (antepenúltimo classificado) ou o Romariz (fora; lanterna vermelha da prova).
Se se verificar um empate, haverá mais imprevisibilidade, mas é um resultado motivador para os esmorizenses, visto que teriam ainda 6 pontos em disputa (e manteriam vantagem no desempate por confronto directo em caso de igualdade pontual no final da época), contra 3 do oponente (que só fará mais um jogo). Só que desta feita os guerreiros da Barrinha seriam obrigados a vencer os dois jogos que faltam. O Arrifanense está, neste momento, a lutar de forma intensa pela manutenção enquanto o Romariz tem a despromoção praticamente selada (no entanto, já tiraram inesperadamente pontos no Estádio da Barrinha na primeira volta).
Se o Relâmpago Nogueirense arrancar a vitória, é a equipa de Nogueira de Regedoura que fica com o passaporte na mão. Se o triunfo for superior a dois golos de diferença, a equipa festeja já a promoção, embora seja um cenário matematicamente improvável. Mas mesmo que o triunfo seja pela margem mínima, bastará a equipa de Nogueira empatar o último jogo que lhe resta em Arrifana.
Em termos de trajecto, as equipas têm rubricado um percurso similar. Têm o mesmo número de empates (2) e derrotas (6), e o Relâmpago só tem mais uma vitória (14 – fez também mais um jogo; contra 13 do Sporting Clube de Esmoriz). Ao nível dos golos marcados na Primeira Divisão Distrital de Aveiro (Série Norte), o Sporting Clube de Esmoriz é o terceiro melhor ataque com 39 golos (apenas superado pelos 57 golos do CD Paços de Brandão e 44 tentos do AD Sanguedo), enquanto o Relâmpago Nogueirense é a segunda melhor defesa da Série Norte com 24 golos sofridos (apenas o CD Paços de Brandão supera esta estatística com 23 golos sofridos).
Prevê-se um jogo bastante equilibrado. Por um lado, o Relâmpago Nogueirense tentará aproveitar o factor casa, e deverá insistir na estratégia de apresentar uma formação organizada e compacta em campo, visto que os frutos desta boa época têm sido produzidos pela força do seu colectivo. Ainda assim, destaque para alguns atletas, nomeadamente o avançado móvel Diogo Amorim (7 golos na prova), o médio-ofensivo Wilson Castro (9 tentos apontados), o médio-centro Miguel Mendes (ex-Fiães SC) e Ricky (central que tem vindo a rubricar uma temporada muito sólida).
Do lado do Sporting Clube de Esmoriz, há mais qualidade técnica individual, embora nem sempre o colectivo consiga manter a regularidade sonhada. Mas quando a equipa da Barrinha está inspirada pode vencer qualquer outra formação, seja em que campo for. Prova disso é o artilheiro Ruben Martins que, para muitos, tem sido o melhor jogador da Série Norte da I Divisão Distrital de Aveiro, atendendo que já marcou 14 golos e que conta ainda com algumas assistências (talvez concorrerá para esse galardão com Tigas, avançado do CD Paços de Brandão, que leva 19 golos na prova). Mas também é justo salientar que o Sporting Clube de Esmoriz conta ainda com a experiência do capitão André Mendes no centro da defesa, com a organização e visão de jogo de Xavi e a irreverência de Gabi.
Ambas as equipas deverão entrar na partida com o intuito de vencer. O Relâmpago Nogueirense deverá contar com um forte apoio dos seus adeptos, mas também o Sporting Clube de Esmoriz está a organizar a deslocação, incentivando adeptos, sócios e simpatizantes a comparecerem em força ao jogo decisivo.
Por sua vez, o CD Paços de Brandão que lidera com 44 pontos tem a vida um pouco mais facilitada. Recebe a JD Carregosense, vai ao reduto do Lourosa B e, por fim, recebe o GD Ronda. Terá ainda 3 jogos pela frente, dois em casa, e não defrontará, por conseguinte, qualquer candidato directo.
Recordamos que só os dois primeiros da Série Norte e da Série Sul da 1ª Divisão Distrital de Aveiro sobem ao Campeonato SABSEG.
Créditos da Imagem: D.R.